terça-feira, 1 de dezembro de 2020

QUÍMICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

30/11 a 04/12 de 2020

 

ATIVIDADES

Caderno do Aluno vol 4

 

ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4

Transformações químicas e a eletricidade - Pilhas, Baterias e Eletrólise

 

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE

 

ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4

Transformações químicas e a eletricidade - Pilhas, Baterias e Eletrólise

 

O que são Reações de Oxirredução?

 

O que é Número de Oxidação (Nox)?

 

Descreva, com suas palavras, o que ocorre quando mergulhamos uma placa de cobre metálico numa solução de nitrato de prata.

Apontar quem sofre oxidação e redução e quem é o agente oxidante e redutor e escrever as respectivas reações:

Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

23 a 27/11 de 2020

 

ATIVIDADES

Caderno do Aluno vol 4

Atividades 1 - Transformações químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE

 

Atividades 1 - Transformações químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias do Caderno do Aluno vol 4

1 - Como é possível obter energia elétrica?

2 - A corrente elétrica pode provocar transformações químicas?

3 - Para que servem as pilhas e as baterias?

4 - Você sabe o que ocorre dentro de pilhas e baterias?

5 - Nas baterias e pilhas, como a corrente elétrica é gerada?

 6 - Por que temos que descartar pilhas e baterias de forma adequada?

7 - Indústrias que utilizam eletricidade para fabricar metais (eletrólise) geram algum problema ambiental?

 

Responda as situações-problema, utilizando suas palavras e registrando suas ideias iniciais.

Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

 

PRAZO DE ENTREGA

 

09 a 13/11 de 2020

 

 

ATIVIDADES

Caderno do Aluno vol 4

Atividades 1 - Transformações químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

Atividades 1 - Transformações químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias do Caderno do Aluno vol 4

Atividade interdisciplinar Química/Língua Portuguesa

Poema: Pilhas e Baterias

 

Energizante eletrônico aos movíveis,

Condutores, redutores e oxidantes são elementos imprescindíveis,

Na fluência de elétrons, revitaliza os desvanecidos,

São essenciais no cotidiano, porém são finitas.

Podem ser prejudiciais, pelo detrito de seus materiais,

Manuseios responsáveis, reduzem riscos indesejáveis,

É vital a população, inteirar-se das consequências da poluição,

Incorporar atitude seletiva, exprime sapiência e conduz qualidade de vida.

(Elaborado por Laura Camargo de Andrade Xavier, especialmente para o Guia de Transição de Química 2019 -SEDUC)

 

Responda as situações-problema, utilizando suas palavras e registrando suas ideias iniciais.

1 - No poema há descrição da função das pilhas e baterias? Em quais versos?

2 - Há evidências de conotação conceitual de Eletroquímica? Em quais palavras?

3 - Em que momentos aparecem palavras ou expressões que sugerem sustentabilidade e preservação ambiental?

Defina o significado correto do conceito de Eletroquímica, mediante sua pesquisa.

Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

03 a 06/11 de 2020

 

ATIVIDADES

ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA PG 39

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA

 

4C Pesquise e anote em seu caderno as estruturas das moléculas CO2 , H2 O, NH3 , CH4 , H2 S e PH3 . Quais delas estabelecem ligações de hidrogênio com a água e por quê?

 

Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA PG 39

 

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA

 

Quantas gotas de água cabem em uma moeda?

 4A Qual tipo de força intermolecular possibilitou colocar uma quantidade tão grande de gotas de água em uma pequena moeda?

4B Esse desafio seria possível com outro líquido qualquer? Por quê?

 4C Pesquise e anote em seu caderno as estruturas das moléculas CO2 , H2 O, NH3 , CH4 , H2 S e PH3 . Quais delas estabelecem ligações de hidrogênio com a água e por quê?

1.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

PÁGINA 38 - ATIVIDADE 3

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 38

ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES

 

Links das explicações: https://youtu.be/slOB-aacGTY

https://youtu.be/fnvpOh6Gxpg

 

1.      Tenha em mãos a apostila, caderno do aluno, São Paulo Faz Escola, vol. 3 pg.  38.

 

 3A Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?

3E Dadas as substâncias HCl, H2 S, HI, CS2 , HF e NH3 responda:

 a) Quais são polares e apolares?

 b) Cada molécula interage por qual força intermolecular?

 c) Qual delas apresenta um comportamento diferenciado e por quê?

 

2.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

 

 

 

 

                                                                     ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 36 e 38

ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES

 

1.       Tenha em mãos a apostila, caderno do aluno, São Paulo Faz Escola, vol. 3 pg. 36 e 38.

 

2.       Assista a vídeo aula do centro de mídias de São Paulo, acompanhe a aula e responda os exercícios propostos pelo professor.

 

https://youtu.be/UNNGkNFkPr4

 

3.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36 e 38
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES

ATENÇÃO: Os alunos que já realizaram essa atividade, não precisam refazer. Apenas registrar as dúvidas que houver no caderno de Química. Os que não realizaram, favor realizar.
1.     Realize uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1   Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2   Nas questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3   Íon – íon;
1.4   Íon – dipolo;
1.5   Ligação de hidrogênio;
1.6   Dipolo – dipolo ou dipolo permanente;
1.7   Dipolo – dipolo induzido;
1.8   Dipolo induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.( Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças intramoleculares.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Classificação
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
·         Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
·         Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade.
·         Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
O conjunto das forças intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.

Ligação de Hidrogênio

A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos.

Dipolo-dipolo

O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados.

Dipolo induzido

O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se polos positivo e negativo.

As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!

 

2.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES
1.     Realize uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1  Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2  Nas questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3  Íon – íon;
1.4  Íon – dipolo;
1.5  Ligação de hidrogênio;
1.6  Dipolo – dipolo ou dipolo permanente;
1.7  Dipolo – dipolo induzido;
1.8  Dipolo induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.( Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças intramoleculares.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Classificação
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
·         Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
·         Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade.
·         Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
O conjunto das forças intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.

Ligação de Hidrogênio

A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos.

Dipolo-dipolo

O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados.

Dipolo induzido

O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se polos positivo e negativo.

As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!

 

2.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 2

1.     Escreva o texto abaixo no caderno e depois leia com atenção:
Polaridade das ligações
Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente.

Ligações polares e apolares

 

A eletronegatividade é uma propriedade periódica que representa a capacidade que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar.
·         Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
·         Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.

Polaridade da ligação covalente

 

Em uma ligação covalente há o compartilhamento de elétrons na união de dois átomos em uma molécula.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações covalentes em polar e apolar.
·         Ligações covalentes apolares: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico.
·         Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes.

2.     Pesquise porque óleo e água não se misturam e registre em seu caderno:
3.     Pesquise e registre no caderno como é realizado o descarte de óleo de cozinha:

3.1  Como o óleo de cozinha costuma ser descartado na sua casa?
3.2  Essa forma de descarte está correta? Justifique sua resposta.

4.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A

1.       Aluno, registre em seu caderno, hipóteses para as questões a seguir:
1.1    Por que as lagartixas conseguem andar no teto e nas paredes?
1.2    Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas?
1.3    Por que os insetos conseguem andar sobre a água?

2.       Tenho a certeza de que no mínimo, as perguntas acima instigaram a sua curiosidade! Mas e agora, como responder a essas questões? Lhe apresento alguns vídeo aulas curtinhos, que poderão servir de base para que você aprenda a responder então:






3.       E agora, com base no estudo que você fez sobre a interação entre moléculas, escreva outra questão e responda corretamente, mesmo que pra isso você precise pesquisar:
3.1    Qual substância tem maior ponto de ebulição; álcool ou água? Por que?

4.       Existe alguma relação entre os assuntos que você estudou nessa atividade? Registre no seu caderno e faça as suas considerações:


5.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO
PÁGINA 41 - ATIVIDADE 1.A
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo

CADERNO DO ALUNO

QUÌMICA PÀGINA 41
ATIVIDADE 1.A
E REVISÃO DAS ATIVIDADES DE 29/05 a 27/07

Alunos, devido a confusão gerada pelo desencontro de materiais utilizados para as nossas aulas de Química, venho propor que nossa última atividade, seja revista por cada um de vocês, para que possamos sanar qualquer eventuais dúvidas sobre este conteúdo, dado o pouco tempo que tivemos para explorar essa situação de aprendizagem, específicamente. Esta atividade, poderá ser entregue até dia 31 de julho, sexta-feira.
Peço que cada aluno, verifique as nossas atividades do 2° bimestre no Google Classroon e no blog da escola, e perceba se há alguma que eventualmente não tenha sido realizada por vocês. Caso haja, solicito que realize, conforme aviso postado no grupo de whatsapp, para que não fique nenhuma atividade sem fazer. Entregar até quarta, 29 de julho, a(s) que estiverem em atraso, para que possam ser consideradas no fechamento de notas do bimestre que estamos encerrando esta semana.
Embora as atividades postadas ao longo desse bimestre, não estivessem em consonância com o caderno do aluno, todas elas partiram das habilidades essenciais, propostas pela secretaria da educação. Por isso, reforço que é imprescindível que todos os alunos revisitem as nossas atividades, a partir de 29/05, para colocar em dia o que possa estar atrasado e revejam os conteúdos em vista das habilidades propostas para que não haja defasagem.

Conforme já é costume, estou a disposição de vocês no grupo de Química do whatsapp, no e-mail e no Classroon. 

1.       Leia atentamente a seguir:

Vamos utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Para isso, registre em seu caderno de classe, as ideias e informações que você já possui sobre: “De onde vem o raio e o trovão?”.

2.     Escreva as seguintes questões no caderno de classe. Registre primeiramente a sua opinião sobre cada uma das questões. E por fim, pesquise tema por tema e responda cada uma delas:
2.1  Por que as vezes tomamos choque ao encostar em uma superfície metálica?
2.2  Por que alguns materiais conduzem e outros não conduzem a eletricidade?
2.3  Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem?
2.4  Por que tomamos choque em torneiras de alguns chuveiros elétricos?
2.5  Como acontece a descarga elétrica (raio)?
2.6  Dê exemplos do cotidiano que demonstrem a presença da eletricidade.

3.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

10/07/2020

Interação via mensagens de e-mail, para sanar eventuais dúvidas decorrentes das atividades.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1





Atividade 1: Qualidade e tratamento de água





2.       Responder os 6 itens da atividade 3C do Caderno do Aluno, página 33.


3.       Responder atividades 4C e 4D do Caderno do Aluno, página 34.


4.       Responder atividades 5ª e 5B do Caderno do Aluno, páginas 35 e 36.


5.       Responder item 7B do Caderno do aluno, páginas 36 e 37.


6.       Responder item 7E do Caderno do aluno, página 37.



7.       Responder item 9A do Caderno do aluno, página 38.

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