segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 14/12 A 18/12 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/epJjwf2dJyY7dpwq7 

 

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

 

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 07/12 A 11/12 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/epJjwf2dJyY7dpwq7

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 30/11 A 04/12 – 2º C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 129 A 132.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 23/11 A 27/11 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 01/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 123 A 128 (até exercício 13).

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 09/11 A 13/11 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 119 A 122 (na página 122 fazer até o exercício nº 10).

 

(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00 PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)

 

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 03/11 A 06/11 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO FAZENDO UM GABARITO. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

ATIVIDADES DO SIMULADO ENEM DISTRIBUÍDO PELA ESCOLA NO BIMESTRE PASSADO, PARTE DE “LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS”.

 

RESPONDER ÀS QUESTÕES 1 A 19 DAS PÁGINAS 3 A 8.

 

(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00 PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Atividade Língua Portuguesa

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10 A 30/10 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

Leia o texto e responda às questões:

 

“Criatividade se adquire com prática”

Especialista garante que criatividade não é coisa só de gênio

 

O que você faria se soubesse que não iria falhar? “Nada”, segundo o professor de design gráfico Brad Hokanson, da Universidade de Minnesota. Isso porque, para ele, não tem diversão nenhuma na falta de desafio. E é exatamente isso que melhora a nossa criatividade. Na edição deste mês da Galileu (nº280), o professor Hokanson — que ministra o curso “Solução Criativa de Problemas”, disponível no site Coursera (em inglês) — explica como essa habilidade pode ser adquirida por qualquer um. Leia o nosso papo com ele, na íntegra:

 

GALILEU: A criatividade é para todo mundo?

Algumas pesquisas mostram que a criatividade é parte das habilidades mentais. Todo mundo a usa na hora de resolver problemas que encontramos no dia a dia. A gente só não reconhece isso como criatividade. Nós não devemos pensar que não somos criativos só porque não estamos produzindo arte ou inventando alguma coisa como Einstein. Na verdade, somos bem inventivos e criativos em muitas coisas. Por isso, devemos reconhecer a criatividade e trabalhá-la. Todo mundo consegue. Criatividade se adquire com prática.

 

De certa maneira, para ser criativo é preciso desafiar alguns padrões. Você acha que as pessoas têm medo de serem criativas por conta disso?

Acho. Uma das características da criatividade é que ela difere do normal, da rotina. Ou seja, temos que ser corajosos para propor coisas novas, seja vestindo meias diferentes, ou comendo de uma forma inusitada. Às vezes, nos sentimos limitados pela sociedade, sejam colegas de trabalho com regras rígidas ou uma família muito tradicional, mas todos devem estar abertos a resolver problemas de forma diferente dentro do seu próprio contexto. 

 

As pessoas acham que criatividade é uma coisa ligada às artes, só músicos, pintores e designers podem ser criativos. Por que é errado pensar assim?

Artistas, designer e músicos são sortudos por terem uma vida cercada de criatividade. Mas acho que as pessoas erram ao isolar a criatividade em certos campos e não incorporar isso na vida. Meu pai era pedreiro, ele era muito bom em inventar e consertar coisas. Apesar de achá-lo criativo, ele nunca pensou nele mesmo desta forma. Não era arte, mas ele estava resolvendo problemas e inventando coisas.

 

Falta de criatividade é associada com uma visão de mundo mais limitada. Como as pessoas podem se livrar desse tipo de visão?

Uma das formas de aumentar nosso potencial criativo é nos expondo a ambientes, coisas e pessoas diferentes. Algumas pesquisas mostram que nossas memórias e experiências em lugares diferentes podem nos ajudar a resolver os problemas de onde vivemos. As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza de que atingiram os limites por lá.

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com>.

 

Questão 1 – Analise as seguintes assertivas acerca da entrevista:

I. Em Criatividade se adquire com prática” - Especialista garante que criatividade não é coisa só de gênio, percebe-se a presença do discurso direto e indireto.

II. O parágrafo introdutório tem a finalidade de apresentar o professor a ser entrevistado.

III. Brad Hokanson defende a tese de que a criatividade permeia o nosso cotidiano, nos momentos em que problemas são solucionados, de forma diferenciada.

 

Estão corretas as assertivas:

a)I

b)I e II

c)II e III

d)I, II e III.

 

Questão 2 – Em todas as alternativas, há exemplos de retomada por meio de formas pronominais, exceto em:

a)“Isso porque, para ele, não tem diversão nenhuma na falta de desafio.”.

b)“... explica como essa habilidade pode ser adquirida por qualquer um.”.

c)“Algumas pesquisas mostram que a criatividade é parte das habilidades mentais.”.

d)“Por isso, devemos reconhecer a criatividade e trabalhá-la”.

 

Questão 3 – Releia:

 

As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza de que atingiram os limites por lá.

 

A expressão conectiva destacada sinaliza:

a)Tempo

b)Explicação

c)Adversidade

d)Finalidade

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 

 

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 27/10

 

ATENÇÃO: FAÇA A PESQUISA NO CADERNO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

PESQUISA SOBRE O AUTOR MACHADO DE ASSIS

 

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE MACHADO ASSIS RESPONDENDO ÀS SEGUINTES QUESTÕES:

-QUEM FOI? (BREVE BIOGRAFIA)

-QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

-QUAIS AS PRINCIPAIS OBRAS?

-A QUAL ESCOLA LITERÁRIA PERTENCE?

 


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

Atividade Língua Portuguesa

 

Atividade para entregar até dia 20/10/2020

 

Atenção: Esta Atividade de Revisão é referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020.

Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com

 

Atividade de Revisão (Clique no link abaixo e responda às questões)

 

https://forms.gle/x8RDHFTpGmjJgKiP6

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 07/10/20

 

ATENÇÃO: FAZER ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 

- Atividade na apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.

Atividade 2 nas páginas 100 e 101 (exercícios 1, 2 e 3).

Atividade 4 nas páginas 103 a 106

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 29/09/20

 

ATENÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTO DEVE SER FEITA EM FOLHA SEPARADA COM NOME COMPLETO E SÉRIE DO ALUNO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DE TODO O TEXTO DE FORMA LEGÍVEL E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 



 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

                Escreva um texto do gênero Reportagem sobre o tema “Desigualdade Social no Brasil” com no mínimo 15 linhas.

NÃO SE ESQUEÇA QUE A REPORTAGEM EXIGE PESQUISA SOBRE O TEMA, APRESENTA DEFINIÇÃO DO TEMA, OPINIÃO DE ESPECIALISTAS E EXEMPLOS DE PESSOAS.

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 


ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 22/09/20

ATENÇÃO: LEITURA DE TEXTO EXPLICATIVO SOBRE “ESTUDO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS” E ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

ESTUDO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS

            São textos do tipo expositivo (informativo), veiculados pelos jornais, revistas e sites informativos. Os gêneros mais comuns são Notícia e Reportagem. O objetivo é informar sobre um assunto de interesse público.
            Notícia: somente relata os acontecimentos do cotidiano e exige apuração dos fatos.
            Reportagem: extrapola os limites da notícia, é mais aprofundada e longa, apresenta mais informações de especialistas no assunto e tenta entender as causas do fato.
Estrutura do texto jornalístico:
MANCHETE (Título): resume o que será dito e deve despertar o interesse do leitor.
LEAD (lide): pequeno resumo, primeiro parágrafo e que apresenta “o quê aconteceu?”, “quem foi envolvido?”, “onde aconteceu?” e “quando ocorreu o fato?”.
CORPO DO TEXTO (o texto da notícia): é o desenvolvimento do assunto e apresenta “como aconteceu?” e “por quê?”.
CARACTERÍSTICAS DO TEXTO JORNALÍSTICO:
-Linguagem simples e clara (formal);
-Imparcialidade (quando o jornalista não expõe suas opiniões e só relata os fatos ocorridos);
-Objetividade (vai direto ao assunto);
-Predomínio da linguagem denotativa (sentido real);
-Uso dos verbos na 3ª pessoa;
-Ordem direta das frases (sujeito, verbo, complemento). Exemplo de frase na ordem direta: “O Presidente visitou cidades do Paraná este final de semana.” Exemplo de frase na ordem inversa: “Neste final de semana, o Presidente visitou cidades do Paraná.” Percebeu a mudança? Na primeira frase o sujeito (Presidente) foi colocado na frente, na segunda frase foi colocado o tempo (Neste final de semana) e depois uma vírgula para enfatizar, ou seja, dar mais importância ao período.
PARA PRODUZIR UM TEXTO JORNALÍSTICO:
Um jornalista precisa seguir alguns pontos para dar mais credibilidade (dar confiança sobre) nos textos que escreve. Para isso segue o roteiro:
-PAUTA (seleção do assunto): em uma reunião os editores de um jornal ou revista decidem sobre o que irão escrever de interesse público.
-APURAÇÃO: seleção e verificação de informações sobre o assunto (pessoas envolvidas, veracidade de informações).
-REDAÇÃO: planejamento, organização e escrita dos assuntos no texto.
-EDIÇÃO: correção e revisão do texto.

- Atividade na apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividade 1 nas páginas 96 a 99.

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09



Atividade para entregar até dia 15/09/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e responda às questões)

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola


ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/09/20

ATENÇÃO: LEIA OS RESUMOS E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR OS RESUMOS E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).




EXERCÍCIOS

1.(Fuvest)Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:
a)Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.
b)Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
c)Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
d)Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
e)Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.

2.(FAU-SP)O indianismo de nossos poetas românticos é:
a)uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
b)um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c)um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d)um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e)uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

3.(UFRS)Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I.A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II.Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III.A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
a)Apenas I.
b)Apenas II.
c)Apenas I e II.
d)Apenas II e III.
e)I, II e III.

4.(UFPA)Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:
a)Romantismo
b)Barroco
c)Realismo/Naturalismo
d)Modernismo
e)Neoclassicismo

5.(FUVEST-SP)“A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo.”
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
a)barrocos.
b)arcádicos.
c)românticos.
d)simbolistas.
e)parnasianos.

6.(UCP-PR)O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:
a)Gonçalves Dias.
b)Castro Alves.
c)Gonçalves de Magalhães.
d)Casimiro de Abreu.
e)Álvares de Azevedo.

7.(U.F. Juiz de Fora-MG)Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
a)expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
b)análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c)desenvolvimento do teatro nacional.
d)expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
e)caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.

8.(OSEC-SP)A época romântica caracteriza-se por ser:
a)lusófoba e nacionalista.
b)de influência inglesa.
c)ateia e influenciada pelo positivismo.
d)carente de bons poetas.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

ORAÇÕES SUBORDINADAS

São orações que exercem função sintática sobre outras (oração depende de outra ou subordina). Dependendo da função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivasadjetivas ou adverbiais.

-ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS: são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA: tem função de sujeito.
Exemplo: É possível que ela viaje outra vez.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA: tem função de predicativo do sujeito.
Exemplo: Meu medo é que ela não viaje outra vez.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL: tem função de complemento nominal.
Exemplo: Tenho medo de que ela não viaje novamente.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA: tem função de objetivo direto.
Exemplo: Ele me perguntou se ela viajaria outra vez.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA: tem função de objetivo indireto.
Exemplo: Necessito de que você viaje novamente.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA: tem função de aposto.
Exemplo: Esse era o meu receio: que ela não viajasse outra vez.

-ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: são aquelas que exercem função de adjetivo. São classificadas em: Explicativa e Restritiva.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA: destaca um detalhe do termo antecedente.
Exemplo: O sol, que é uma estrela, aquece a Terra.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA: restringe (isola) a significação de seu antecedente.
Exemplo: As pessoas que são alegres vivem melhor.

-ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS: são aquelas que exercem função de advérbio. São classificadas em Causais, Comparativas, Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Temporais, Proporcionais.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL: expressa causa
Exemplo: Não vou trabalhar hoje porque vou ao médico.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONSECUTIVA: expressa a consequência do acontecimento da oração principal.
Exemplo: As pessoas da torcida gritaram tanto que ficaram roucas.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL FINAL: expressa fim ou finalidade.
Exemplo: Todos se esforçaram para que tudo desse certo.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL: expressa circunstância de tempo.
Exemplo: Quando ouço esta música, penso em você.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL: expressa condição.
Exemplo: Você fará uma boa prova desde que se esforce.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA: indica permissão (concessão) entre as orações.
Exemplo: Embora seja de risco, concordo com a realização do negócio.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL COMPARATIVA: estabelece comparação entre oração principal e a subordinada.
Exemplo: Maria era mais estudiosa que sua irmã.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONFORMATIVA: expressa concordância.
Exemplo: Realizamos nosso projeto conforme as especificações da biblioteca.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL PROPORCIONAL: expressa proporção entre as orações.
Exemplo: Ele melhorava sua forma física à medida que treinava.


EXERCÍCIOS

-CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES SUBORDINADAS:

Exemplo: É necessário que façamos nossas atividades.
(Oração Subordinada Substantiva Subjetiva)

1.Só desejo uma coisa: que todos estudem.
2.Tínhamos certeza de que não estudaria.
3.Espero que você estude.
4.É importante que você estude.
5.Gostaria de que todos me apoiassem.
6.O meu desejo é que todos estudem.
7.Os funcionários, que cumprem as tarefas solicitadas, estão aqui.
8.A equipe que chegou está treinando vôlei.
9.O automóvel é um veículo que polui.
10.Você será aprovado, porque estudou muito.
11.Eu me comportei tão bem que pude passear no parque.
12.Caso necessite de maiores informações, envie um e-mail para o responsável.
13.Fui aprovada, embora não tenha estudado muito.
14.Compramos as passagens a fim de que pudéssemos viajar.
15.Pedro não foi tão atencioso como deveria.
16.Quanto mais se estuda, mais se aprende.
17.Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.
18.Ela se veste conforme dita a moda.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20

ATENÇÃO: ASSISTA ÀS VIDEO AULAS E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

Seguindo nossa periodização literária, conheceremos agora o ARCADISMO em Portugal e no Brasil. Assista às vídeo aulas do Professor Noslen e responda os exercícios no caderno (somente resposta).

ARCADISMO EM PORTUGAL (clique no link para assistir à aula)

ARCADISMO NO BRASIL (clique no link para assistir à aula)


EXERCÍCIOS

1)
Carpe Diem.
Que havemos de esperar, Marília bela? 
que vão passando os florescentes dias? 
As glórias que vêm tarde já vêm frias, 
e pode, enfim, mudar-se a nossa estrela. 
Ah! não, minha Marília, 
aprovei-te o tempo, antes que faça 
o estrago de roubar ao corpo as forças, 
e ao semblante a graça! 
Assinale o movimento literário ao qual ele pertence, bem como o seu autor:
a) Romantismo, de autoria de Gonçalves Dias.
b) Arcadismo, de autoria de Santa Rita Durão.
c) Arcadismo, de autoria de Tomás Antônio Gonzaga.
d) Simbolismo, de Alphonsus de Guimaraens.
e) Romantismo, de autoria de Álvares de Azevedo.

2)Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto:
a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade.
b) Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos.
c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.
d) O desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido como carpe diem.
e) A poesia árcade apresentou um convencionalismo amoroso: não há variações emocionais de um poema para o outro nem de poeta para poeta, importando mais escrever poemas como os poetas clássicos escreviam.

3)(UFRS) Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir:

I – Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera
Achar-te uma alma, que por ti suspira (...)

II – Glaura! Glaura! Não respondes?
E te escondes nestas brenhas?
Dou às penhas meu lamento;
Ó tormento sem igual!

III – Minha bela Marília, tudo passa:
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.

Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente:
a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.
b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.
e) José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga

4)Ao lado de Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga é um dos nomes mais representativos do arcadismo brasileiro. No entanto, além de poeta, Gonzaga escreveu um conjunto de sátiras ao Governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes. Como se chamam essas sátiras?
a)As Minas de Prata. 
b)Cartas Chilena. 
c)Cartas sem arte. 
d)O Alienígena. 
e)Carta aos Brasileiros.

5)Leia o poema de Tomás Antônio Gonzaga, transcrito a seguir, e marque a alternativa que aponta três características do Arcadismo brasileiro que nele podem ser observadas.
Lira I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
a)Vulgarização da figura da mulher; medievalismo; egocentrismo.
b)Denúncia social; exaltação da vida no campo; temas urbanos.
c)Exaltação da vida no campo; linguagem simples; pastoralismo.
d)Temas urbanos; linguagem simples; medievalismo.
e)Egocentrismo; pastoralismo; denúncia social.



Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 11/08/2020

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes. Atividade 1 é para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das atividades, Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os exercícios número 11 ao 15 das páginas 11 a 16.

Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de 03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 29/07/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no link abaixo e responda às questões)


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 27 A 31/07
Coloquem as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da nota do bimestre.

Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que ainda haja dúvidas.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 28/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno, depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

ORAÇÕES COORDENADAS (copiar o texto explicativo)

São orações independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas. São classificadas em Sindéticas e Assindéticas.

-ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS: São caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas por nenhum conectivo (conjunção).
Exemplo: Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos.

Na frase de exemplo temos 4 orações independentes entre elas (não precisam do complemento da outra para dar sentido), separadas pela vírgula e sem conectivo ligando-as.

-ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS: São caracterizadas pelo período composto ligadas por meio de uma conjunção coordenativa. Classificadas como: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.

1.Aditivas: quando as orações expressam soma, apresentam os conectivos (e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim).
Chegamos à praia e nadamos.
(Oração Coordenada Sindética Aditiva)

2.Adversativa: quando as orações expressam adversidade, ideia contrária, apresentam os conectivos (e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão).
Eles queriam sair, porém estava chovendo.
(Oração Coordenada Sindética Adversativa)

3.Alternativas: quando as orações expressam ideia de alternância, apresentam os conectivos (ou, ou... ou, ora... ora, quer... quer, seja... seja).
Ora gosta de vestidos, ora gosta de sapatos.
(Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas)

4.Conclusivas: quando as orações expressam conclusão, apresentam os conectivos (logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente).
São adolescentes, logo irão namorar.
(Oração Coordenada Sindética Conclusiva)

5.Explicativas: quando as orações expressam explicação, apresentam os conectivos (isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois).
Descemos do carro porque o trânsito estava parado.
(Oração Coordenada Sindética Explicativa)

OBS: Para que eu preciso estudar isso? Para saber formular suas frases da maneira correta em textos, saber argumentar, dar coerência e coesão para seus textos, melhorar a compreensão de discursos, evitar a ambiguidade nos seus textos.

Exercícios (copie as orações e faça a marcação como no exemplo)

1-Classifique as Orações Coordenadas:

a)O trabalhador saiu cedo e chegou tarde.
Oração Coordenada Assindética / Oração Coordenada Sindética Aditiva

b)Lutou bastante, mas não venceu.
c)Venceremos, ou perderemos com honra.
d)Ele dormiu tarde, logo não acordará cedo.
e)Não chore, que seu pai virá buscá-los
f)Não sabia montar, nem gostava de cavalos.
g)Espere um pouco, porque não há lugar.
h)Li a estória e achei-a interessante
i)Façam silêncio, porque o bebê está dormindo.
j)Não estudei, portanto não devo passar.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 21/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno, depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

Atividade: Faça uma pesquisa na internet (Google) ou algum outro livro de língua portuguesa sobre o tema “Intertextualidade” e responda às seguintes questões:

1. O que é Intertextualidade?
2. Qual o objetivo desse recurso linguístico?
3. Pode ser trabalhada em quais gêneros artísticos?
4. Quais as características da intertextualidade explícita?
5. Quais as características da intertextualidade implícita?
6. Quais os tipos de intertextualidade?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 14/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no formulário do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as respostas, não precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem automaticamente para a professora).
Se não conseguir abrir o formulário do Google, deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas e a letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou email geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

Atividade avaliativa mensal

A atividade pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o link: https://forms.gle/AqkTEvH9NiP62vUT9

Se não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no caderno um gabarito com número das perguntas e a letra das respostas. Depois enviar via WhatsApp, ou email.

1)Qual afirmação indica um “Artigo de Opinião”?
a)Estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano.
b)Produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores.
c)Gênero textual que visa convencer ou persuadir o outro sobre determinada ideia, por meio de um processo argumentativo.
d)São narrativas com forte componente simbólico.

2)Complete a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
“Realizamos nosso projeto _______ as especificações da biblioteca.”
a)Mas
b)Conforme
c)Para que
d)Que

3) Complete a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
”Concordo com a realização do negócio, ________ seja de risco.”
a)Embora
b)Mas
c)Como
d)Conforme

4)No Brasil, o período correspondente ao classicismo europeu foi chamado de
a) Arcadismo
b) Simbolismo
c) Quinhentismo
d) Parnasianismo

5)A linguagem do classicismo é
a) subjetiva e informal
b) rebuscada e culta
c) subjetiva e clássica
d) objetiva e formal

6)Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a)O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b)O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.
c)O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
d)A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.

7)No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:
a)Gregório de Matos
b)Jerônimo Baía
c)Bento Teixeira
d)Bento Gonçalves

8)No excerto: “Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mail longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado”. Quais figuras de linguagem aparecem neste trecho?
a)Pleonasmo e antítese.
b)Eufemismo e hipérbole.
c)Metonímia e antítese.
d)Metáfora e comparação.

9)Marque a alternativa em que há somente Gêneros Textuais:
a)Biografia, dissertação, conto.
b)Bula de remédio, narrativo, livro.
c)Internet, dissertativo, receita.
d)Prescritivo, folha de redação, dissertação.

10)Forma fixa em que um texto se apresenta. Essa definição compete às tipologias textuais (discurso). Quais são essas formas fixas?
a)Dissertação, romance, artigo de opinião, blog, narração.
b)Argumentação, site de internet, autobiografia, notícia.
c)Reportagem, prescrição, injunção, conto, dissertação.
d)Narração, descrição, argumentação, informação, injunção e prescrição.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 07/07/2020

Atenção: Essa atividade deve ser no caderno (só respostas), identificar como “Atividade da semana 29/06 a 03/07 – Barroco Português e Brasileiro”, tirar uma foto e enviar via WhatsApp privado, ou Classroom, ou e-mail geisa19@hotmail.com

Seguindo a periodização literária que estamos estudando, vamos conhecer o período Barroco Português e Brasileiro.
Assista às vídeo aulas do Profº Noslen nos links abaixo e responda às questões:

Barroco Português

Barroco no Brasil

Exercícios sobre Barroco Português e Brasileiro

1.(UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:
a)poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b)poesia satírica e contos burlescos.
c)poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d)poesia confessional e autos religiosos.
e)poesia lírica e teatro de costumes.
2.(FEI)
“Em tristes sombras morre a formosura,
em contínuas tristezas a alegria”
Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:
a)metáfora
b)aliteração
c)eufemismo
d)antítese
e)sinédoque
3.(UFV) Leia o texto:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trota a toda ligeireza,
E imprime em toda flor sua pisada.
Oh, não aguardes, que a madura idade
Te converta essa flor, essa beleza,
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.
(Gregório de Matos)
Os tercetos acima ilustram:
a)caráter de jogo verbal próprio da poesia lírica do séc. XVI, sustentando uma crítica à preocupação feminina com a beleza.
b)jogo metafórico do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando gozo do momento.
c)estilo pedagógico da poesia neoclássica, ratificando as reflexões do poeta sobre as mulheres maduras.
d)as características de um romântico, porque fala de flores, terra, sombras.
e)uma poesia que fala de uma existência mais materialista do que espiritual, própria da visão de mundo nostálgico-cultista.
4.(UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I.A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II.O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III.A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas:
a)Apenas I.
b)Apenas II.
c)Apenas III.
d)Apenas I e III.
e)I, II e III.
5.(Fatec) "Quando jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos, na salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores, ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de palavras ditas com esforço de pensamento, poucas - ou nenhuma delas - havia surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si mesmo."
Ana Miranda, BOCA DO INFERNO.
Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:
a)gongorismo, caracterizado pelo jogo de ideias.
b)cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.
c)cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.
d)conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.
e)conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.
6.(UCS) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ________, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
a)simples; a antítese; parnasiana.
b)rebuscada; a antítese; barroca.
c)objetiva; a metáfora; simbolista.
d)subjetiva; o verso livre; romântica.
e)detalhada; o subjetivismo; simbolista.
7.(Fuvest) Os sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. Sob esse aspecto, são traços comuns a ambos os poetas:
a)presunção de superioridade, crítica da vaidade, preconceito de cor.
b)sensualismo, crítica da presunção, elogio da mestiçagem.
c)presunção de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem.
d)sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de cor.
e)estilo tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.
8.(UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.
Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel ________, que ________ compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.
a)do Brasil do século XIX - Gregório de Matos.
b)da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa.
c)da Bahia do século XVII - Gregório de Matos.
d)do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira.
e)da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.
9.(PUC-MG) Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas nas alternativas a seguir:
Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te.
a)BARROCO: O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
b)ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
c)ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
d)PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
e)MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
10.(UFRS) Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
a)Os Sermões, do Padre Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas brasileiros da época, por exemplo, a escravidão.
b)Os conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.
c)A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.
d)Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.
e)A escultura barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06



Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 30/06/2020

Atenção: Essa atividade deve ser feita em folha separada, com o nome do aluno, tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou e-mail geisa19@hotmail.com

- No Caderno do Aluno (Apostila) volume 2, páginas 112 e 113, fazer Atividade 2 (Produção Escrita). Seguir os passos da atividade (Panejando a escrita, Produzindo um Artigo de Opinião e Revisando o Artigo de Opinião). O resultado será um texto com no mínimo 15 linhas sobre a questão polêmica “Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse?”
Faça em uma folha separada com seu nome, nº e série.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 23/06/2020

Atenção: Essa atividade deve ser feita na apostila “Aprender Sempre”, responder as questões, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou e-mail geisa19@hotmail.com

- Responder as atividades 3, 4, 5 e 6 da Apostila “Aprender Sempre”.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 16/06/2020

Atenção: Essa atividade deve ser feita no caderno, copiar as definições e responder as questões na apostila “Aprender Sempre”, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com

Falando sobre textos

-GÊNEROS TEXTUAIS: indicam textos cujas características são comuns, tendo em vista a forma estrutural, o propósito comunicativo, conteúdo, meio de transmissão, interlocutores e contexto.
-TIPOS DE TEXTOS (DISCURSO): são formas de como um texto se apresenta. As tipologias são fixas: narração, descrição, dissertação, argumentação, informação, injunção e prescrição.
-SUPORTE: meio em que é veiculado o gênero. Exemplo: livro físico, e-book, site de internet, jornal, revista, etc.
-OBJETIVO DO TEXTO: o motivo para a escrita, ou leitura, do texto. O objetivo da notícia é informar e da crônica é narrar uma história.

Agora responda às Atividades 1 e 2 da Apostila “APRENDER SEMPRE”.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Atividade 9 – Língua Portuguesa

Para ser entregue até dia 25/05/2020

Assistir a vídeo aula sobre o período literário Quinhentismo no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=WULOzFYZ30g  (vídeo aula do prof. Noslen)

Responder os testes sobre o tema no caderno e enviar a foto com as respostas (ATENÇÃO: Não precisa copiar as questões):

1. (Fuvest) Entende-se por Literatura Informativa no Brasil:
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o homem brasileiros.
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
d) os poemas do padre José de Anchieta.
e) os sonetos de Gregório de Matos.

2. (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

3. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a) tem grande valor informativo;
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.

4.Sobre o classicismo é correto afirmar:
a) Movimento que faz referência aos modelos clássicos greco-romanos.
b) Presença de poemas com versos livres e brancos.
c) Memorial de Aires é um exemplo de romance classicista.
d) Possui uma linguagem informal, com uso de regionalismos.
e) Movimento que surge no século V na Europa.

5.No Brasil, o período correspondente ao classicismo europeu foi chamado de
a) Arcadismo
b) Simbolismo
c) Quinhentismo
d) Parnasianismo
e) Barroco

OBSERVAÇAO: Não se esqueça de fazer a sua AAP de língua portuguesa e tirar a foto do gabarito com o seu nome para enviar no whats da professora, ou pelo email geisa19@hotmail.com . Até o dia 22/05/2020.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05



Atividade 8 – Língua Portuguesa

Para ser entregue até dia 19/05/2020

Assistir a vídeo aula sobre o período literário Classicismo em Portugal no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=yUx7vExUi4k (vídeo aula do prof. Noslen)

Responder os testes sobre o tema no caderno e enviar a foto com as respostas (ATENÇÃO: Não precisa copiar as questões):

1.Sobre o classicismo é correto afirmar:
a) Movimento que faz referência aos modelos clássicos greco-romanos.
b) Presença de poemas com versos livres e brancos.
c) Memorial de Aires é um exemplo de romance classicista.
d) Possui uma linguagem informal, com uso de regionalismos.
e) Movimento que surge no século V na Europa.

2.No Brasil, o período correspondente ao classicismo europeu foi chamado de
a) Arcadismo
b) Simbolismo
c) Quinhentismo
d) Parnasianismo
e) Barroco

3.Um dos maiores autores de língua portuguesa, Luís Vaz de Camões, escreveu obras no período classicista. Uma delas que se destaca é
a) Odisseia
b) Eneida
c) A Guerra de Troia
d) Os Lusíadas
e) Dom Quixote

4.A linguagem do classicismo é
a) subjetiva e informal
b) rebuscada e culta
c) subjetiva e clássica
d) objetiva e irracional
e) objetiva e formal

5.Miguel de Cervantes, um dos autores de grande destaque na literatura classicista espanhola, escreveu Dom Quixote de La Mancha. Essa obra faz uma sátira ao gênero
a) Hagiografias
b) Novelas de cavalaria
c) Poesia Palaciana
d) Prosa historiográfica
e) Nobiliários

6.(UNISA) Assinale a alternativa incorreta, em relação a Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões:
a) Foi publicada em 1572.
b) Contém 10 cantos.
c) Contém 1102 estrofes em oitava rima.
d) Conta a viagem de Vasco da Gama às Índias.
e) N.d.a.

7.(Enem) Estão, entre os principais representantes do Classicismo português:
a) Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa.
b) Florbela Espanca e Almeida Garrett.
c) Antero de Quental e Almada Negreiros.
d) Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.
e) Eça de Queiroz e Miguel Torga.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05



Atividade 7 – Língua Portuguesa

As atividades que seguem são do Caderno do Aluno (Apostila) e deverão ser respondidas no caderno para depois serem enviadas à professora via Whats no privado, ou pelo email (geisa19@hotmail.com):

1.Leia o trecho do romance “Memórias de um Sargento de Milícias” na página 94 a 96;
2.Responda no caderno aos exercícios da página 96 “Conversando sobre o texto”;
3.Responda aos exercícios da “Atividade 5 – Análise Linguística – Períodos e Conectivos” nas páginas  97 e 98.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


Lista de exercícios sobre Período Simples e Composto em PDF.

(Para ser feito no caderno.)






Atividade de Língua Portuguesa –  Profª Geisa

As atividades que seguem estão no Caderno do Aluno (Apostila) do 1º Bimestre. Seguem as atividades pedidas:

  v  Atividade 1
            Após a leitura do trecho da peça teatral “O Noviço” de Martins Pena, os alunos devem responder no caderno às questões 1 a 7 que constam no caderno do aluno nas páginas 90 e 91.

  v  Atividade 2
            Pesquisa sobre o autor Martins Pena.
Os alunos devem pesquisar sobre:
ü  Contexto histórico-social em que a obra “O Noviço” está inserida (Costumes da época, o que acontecia na sociedade da época e influências dos acontecimentos na produção literária).
Atenção: Essa pesquisa deve ser feita em folha separada para ser entregue quando voltarmos às aulas normalmente.


  v  Atividade 3

ü  Sistematização sobre Gênero textual: Artigo de Opinião
ü  Acesse o site (https://www.portugues.com.br/redacao/artigo-opiniao-.html), faça a leitura e assista à videoaula do site.
ü  Faça a “Atividade 2 – Produção Textual” do caderno do aluno na página 91 e 92.


 v  Atividade 4


Estudo do gênero: Anúncio Publicitário
  ü  Faça a leitura da “Atividade 3” da página 92 e responda às questões da página 93 e 94 (“a” até “h”) no seu caderno.
Atenção: Lembra-se do trabalho sobre crônica narrativa que era para ser entregue no dia 20/03? Assim que retornamos às aulas ele deverá ser entregue. Escolha uma crônica e responda à lista de questões que passei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário