ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Atividade Língua Portuguesa
SEMANA
14/12 A 18/12 – 2ºC
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS
ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE
RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO
LINK ABAIXO:
https://forms.gle/epJjwf2dJyY7dpwq7
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
07/12 A 11/12 – 2ºC
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA
SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS
EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO,
CLIQUE NO LINK ABAIXO:
https://forms.gle/epJjwf2dJyY7dpwq7
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
SEMANA 30/11 A
04/12 – 2º C
ATIVIDADE PARA
ENTREGAR ATÉ 08/12
ATENÇÃO:
RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR
OS EXERCÍCIOS.
COMO
ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU
APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE
TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ
ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS
PÁGINAS 129 A 132.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
SEMANA
23/11 A 27/11 – 2ºC
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 01/12
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO
PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 123 A 128 (até exercício 13).
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
SEMANA 09/11 A 13/11 – 2ºC
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO
OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU
APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS
ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO
– VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 119 A 122 (na página
122 fazer até o exercício nº 10).
(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00
PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA 03/11 A 06/11 – 2ºC
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO
FAZENDO UM GABARITO. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM
OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS
ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
ATIVIDADES DO SIMULADO ENEM
DISTRIBUÍDO PELA ESCOLA NO BIMESTRE PASSADO, PARTE DE “LINGUAGENS, CÓDIGOS
E SUAS TECNOLOGIAS”.
RESPONDER ÀS QUESTÕES 1 A 19 DAS PÁGINAS 3
A 8.
(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00
PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Atividade Língua
Portuguesa ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10
A 30/10 – 2ºC
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E
RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS
EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO
SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP
(PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA
WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
Leia o texto e
responda às questões: “Criatividade se adquire com prática”
Especialista garante que criatividade não é coisa só de
gênio
O que você faria se soubesse que não iria falhar? “Nada”, segundo
o professor de design gráfico Brad Hokanson, da Universidade de Minnesota.
Isso porque, para ele, não tem diversão nenhuma na falta de desafio. E é
exatamente isso que melhora a nossa criatividade. Na edição deste mês da
Galileu (nº280), o professor Hokanson — que ministra o curso “Solução Criativa de Problemas”, disponível no site Coursera (em inglês)
— explica como essa habilidade pode ser adquirida por qualquer um. Leia o
nosso papo com ele, na íntegra:
GALILEU:
A criatividade é para todo mundo? Algumas
pesquisas mostram que a criatividade é parte das habilidades mentais. Todo
mundo a usa na hora de resolver problemas que encontramos no dia a dia. A
gente só não reconhece isso como criatividade. Nós não devemos pensar que não
somos criativos só porque não estamos produzindo arte ou inventando alguma
coisa como Einstein. Na verdade, somos bem inventivos e criativos em muitas
coisas. Por isso, devemos reconhecer a criatividade e trabalhá-la. Todo mundo
consegue. Criatividade se adquire com prática.
De
certa maneira, para ser criativo é preciso desafiar alguns padrões. Você acha
que as pessoas têm medo de serem criativas por conta disso? Acho. Uma
das características da criatividade é que ela difere do normal, da rotina. Ou
seja, temos que ser corajosos para propor coisas novas, seja vestindo meias
diferentes, ou comendo de uma forma inusitada. Às vezes, nos sentimos
limitados pela sociedade, sejam colegas de trabalho com regras rígidas ou uma
família muito tradicional, mas todos devem estar abertos a resolver problemas
de forma diferente dentro do seu próprio contexto.
As
pessoas acham que criatividade é uma coisa ligada às artes, só músicos,
pintores e designers podem ser criativos. Por que é errado pensar assim? Artistas,
designer e músicos são sortudos por terem uma vida cercada de criatividade.
Mas acho que as pessoas erram ao isolar a criatividade em certos campos e não
incorporar isso na vida. Meu pai era pedreiro, ele era muito bom em inventar
e consertar coisas. Apesar de achá-lo criativo, ele nunca pensou nele mesmo
desta forma. Não era arte, mas ele estava resolvendo problemas e inventando
coisas.
Falta
de criatividade é associada com uma visão de mundo mais limitada. Como as
pessoas podem se livrar desse tipo de visão? Uma das
formas de aumentar nosso potencial criativo é nos expondo a ambientes, coisas
e pessoas diferentes. Algumas pesquisas mostram que nossas memórias e
experiências em lugares diferentes podem nos ajudar a resolver os problemas
de onde vivemos. As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de
trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza de que
atingiram os limites por lá. Disponível em:
<http://revistagalileu.globo.com>.
Questão 1 –
Analise as seguintes assertivas acerca da entrevista: I. Em “Criatividade se adquire com prática” - Especialista
garante que criatividade não é coisa só de gênio, percebe-se a presença do discurso direto e indireto.
II. O parágrafo introdutório tem a finalidade
de apresentar o professor a ser entrevistado. III. Brad Hokanson
defende a tese de que a criatividade permeia o nosso cotidiano, nos momentos
em que problemas são solucionados, de forma diferenciada.
Estão corretas as assertivas: a)I b)I e II c)II e III d)I, II e III.
Questão 2 – Em
todas as alternativas, há exemplos de retomada por meio de formas
pronominais, exceto em: a)“Isso porque, para ele, não tem diversão nenhuma na falta de
desafio.”. b)“... explica como essa habilidade pode ser adquirida por
qualquer um.”. c)“Algumas pesquisas mostram que a criatividade é parte das
habilidades mentais.”. d)“Por isso, devemos reconhecer a criatividade e trabalhá-la”.
Questão 3 – Releia:
As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de
trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza
de que atingiram os limites por lá.
A expressão conectiva destacada sinaliza: a)Tempo b)Explicação c)Adversidade d)Finalidade |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Atividade Língua Portuguesa
ATIVIDADE LINGUA
PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 2ºC
ATIVIDADE PARA
ENTREGAR ATÉ 27/10
ATENÇÃO: FAÇA A PESQUISA NO CADERNO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE
TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS. PESQUISA SOBRE O
AUTOR MACHADO DE ASSIS
FAÇA
UMA PESQUISA SOBRE MACHADO ASSIS RESPONDENDO ÀS SEGUINTES QUESTÕES: -QUEM
FOI? (BREVE BIOGRAFIA) -QUAL
A SUA IMPORTÂNCIA? -QUAIS
AS PRINCIPAIS OBRAS? -A
QUAL ESCOLA LITERÁRIA PERTENCE? |
ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para
entregar até dia 20/10/2020
Atenção: Esta Atividade de Revisão é
referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020. Há
somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades
feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me
envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail
geisa19@hotmail.com
Atividade de Revisão (Clique no link abaixo
e responda às questões)
https://forms.gle/x8RDHFTpGmjJgKiP6
Se
tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às
18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 07/10/20
ATENÇÃO: FAZER ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ
ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS
EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER
FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO
IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM
OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
- Atividade na
apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3. Atividade 2 nas
páginas 100 e 101 (exercícios 1, 2 e 3). Atividade 4 nas
páginas 103 a 106
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 29/09/20
ATENÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTO DEVE SER FEITA EM FOLHA SEPARADA COM NOME COMPLETO E SÉRIE DO ALUNO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DE TODO O TEXTO DE FORMA LEGÍVEL E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
PRODUÇÃO DE TEXTO
Escreva um texto do gênero Reportagem sobre o tema “Desigualdade Social no Brasil” com no mínimo 15 linhas. NÃO SE ESQUEÇA QUE A REPORTAGEM EXIGE PESQUISA SOBRE O TEMA, APRESENTA DEFINIÇÃO DO TEMA, OPINIÃO DE ESPECIALISTAS E EXEMPLOS DE PESSOAS.
Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 22/09/20
ATENÇÃO: LEITURA DE TEXTO EXPLICATIVO SOBRE “ESTUDO
DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS” E ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO
DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES
QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO
TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA
ATIVIDADE E O NÚMERO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
ESTUDO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS
São textos do tipo expositivo (informativo),
veiculados pelos jornais, revistas e sites informativos. Os gêneros mais
comuns são Notícia e Reportagem. O objetivo é informar sobre um assunto de
interesse público.
Notícia: somente relata os
acontecimentos do cotidiano e exige apuração dos fatos.
Reportagem: extrapola os
limites da notícia, é mais aprofundada e longa, apresenta mais informações de
especialistas no assunto e tenta entender as causas do fato.
Estrutura
do texto jornalístico:
MANCHETE (Título): resume o que será dito e deve despertar o
interesse do leitor.
LEAD (lide): pequeno resumo, primeiro parágrafo e que
apresenta “o quê aconteceu?”, “quem foi envolvido?”, “onde aconteceu?” e
“quando ocorreu o fato?”.
CORPO DO TEXTO (o texto da notícia): é o desenvolvimento do assunto e
apresenta “como aconteceu?” e “por quê?”.
CARACTERÍSTICAS DO
TEXTO JORNALÍSTICO:
-Linguagem simples
e clara (formal);
-Imparcialidade
(quando o jornalista não expõe suas opiniões e só relata os fatos ocorridos);
-Objetividade (vai
direto ao assunto);
-Predomínio da
linguagem denotativa (sentido real);
-Uso dos verbos na
3ª pessoa;
-Ordem direta das
frases (sujeito, verbo, complemento). Exemplo de frase na ordem direta: “O
Presidente visitou cidades do Paraná este final de semana.” Exemplo de frase
na ordem inversa: “Neste final de semana, o Presidente visitou cidades do
Paraná.” Percebeu a mudança? Na primeira frase o sujeito (Presidente) foi
colocado na frente, na segunda frase foi colocado o tempo (Neste final de
semana) e depois uma vírgula para enfatizar, ou seja, dar mais importância ao
período.
PARA PRODUZIR UM
TEXTO JORNALÍSTICO:
Um jornalista
precisa seguir alguns pontos para dar mais credibilidade (dar confiança
sobre) nos textos que escreve. Para isso segue o roteiro:
-PAUTA (seleção do assunto): em uma reunião os editores de um
jornal ou revista decidem sobre o que irão escrever de interesse público.
-APURAÇÃO: seleção e verificação de informações sobre o assunto
(pessoas envolvidas, veracidade de informações).
-REDAÇÃO: planejamento, organização e escrita dos assuntos no
texto.
-EDIÇÃO: correção e revisão do texto.
- Atividade na
apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividade 1 nas
páginas 96 a 99.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Atividade para
entregar até dia 15/09/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às
atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma
resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para
consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma
mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e
responda às questões)
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
Anexe aqui as
atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/09/20
ATENÇÃO: LEIA OS RESUMOS E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO
CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR OS RESUMOS E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO
A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
EXERCÍCIOS
1.(Fuvest)Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo
pela seguinte aproximação de opostos:
a)Aparentemente idealista, foi, na realidade,
o primeiro momento do Naturalismo Literário.
b)Cultivando o passado, procurou formas de
compreender e explicar o presente.
c)Pregando a liberdade formal, manteve-se
preso aos modelos legados pelos clássicos.
d)Embora marcado por tendências liberais,
opôs-se ao nacionalismo político.
e)Voltado para temas nacionalistas,
desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.
2.(FAU-SP)O indianismo de nossos poetas românticos é:
a)uma forma de apresentar o índio em toda a
sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça
brasileira.
b)um meio de reconstruir o grave perigo que
o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c)um modelo francês seguido no Brasil; uma
necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d)um meio de eternizar liricamente a
aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e)uma forma de apresentar o índio como
motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do
heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
3.(UFRS)Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I.A primeira geração de poetas românticos
no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando
o índio, a natureza e o amor à pátria.
II.Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e
Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica,
expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III.A poesia de Castro Alves,
cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta
importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom
místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
a)Apenas I.
b)Apenas II.
c)Apenas I e II.
d)Apenas II e III.
e)I, II
e III.
4.(UFPA)Na época da independência do Brasil, quando nosso país
precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo
de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua
ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas.
Tal estilo foi:
a)Romantismo
b)Barroco
c)Realismo/Naturalismo
d)Modernismo
e)Neoclassicismo
5.(FUVEST-SP)“A identificação da natureza com o sofrimento humano, a
tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida
errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação
e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo.”
O texto acima enumera preferências
temáticas e concepções existenciais dos poetas:
a)barrocos.
b)arcádicos.
c)românticos.
d)simbolistas.
e)parnasianos.
6.(UCP-PR)O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são
características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:
a)Gonçalves Dias.
b)Castro Alves.
c)Gonçalves de Magalhães.
d)Casimiro de Abreu.
e)Álvares de Azevedo.
7.(U.F. Juiz de Fora-MG)Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são
verdadeiras. Exceto:
a)expressão do nacionalismo através da
descrição de costumes e regiões do Brasil.
b)análise crítica e científica dos
fenômenos da sociedade brasileira.
c)desenvolvimento do teatro nacional.
d)expressão poética de temas confessionais,
indianistas e humanistas.
e)caracterização do romance como forma de
entretenimento e moralização.
8.(OSEC-SP)A época romântica caracteriza-se por ser:
a)lusófoba e nacionalista.
b)de influência inglesa.
c)ateia e influenciada pelo positivismo.
d)carente de bons poetas.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA
OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
ORAÇÕES SUBORDINADAS
São orações que exercem
função sintática sobre outras (oração depende de outra ou subordina). Dependendo da
função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivas, adjetivas ou adverbiais.
-ORAÇÕES
SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS:
são
aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva,
Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e
Apositiva.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
SUBJETIVA: tem função de sujeito.
Exemplo: É possível que ela viaje outra vez.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
PREDICATIVA: tem função de
predicativo do sujeito.
Exemplo: Meu medo é que ela não viaje outra vez.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
COMPLETIVA NOMINAL: tem função de
complemento nominal.
Exemplo: Tenho medo de que ela não viaje novamente.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
OBJETIVA DIRETA: tem função de
objetivo direto.
Exemplo: Ele me perguntou se ela viajaria outra vez.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
OBJETIVA INDIRETA: tem função de
objetivo indireto.
Exemplo: Necessito de que você viaje novamente.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
APOSITIVA: tem função de aposto.
Exemplo: Esse era o meu receio: que ela não viajasse outra vez.
-ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: são aquelas que exercem função de adjetivo. São
classificadas em: Explicativa e Restritiva.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
EXPLICATIVA: destaca um detalhe do
termo antecedente.
Exemplo: O sol, que é uma estrela, aquece a Terra.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
RESTRITIVA: restringe (isola) a significação
de seu antecedente.
Exemplo: As pessoas que são alegres vivem melhor.
-ORAÇÕES SUBORDINADAS
ADVERBIAIS: são aquelas que
exercem função de advérbio. São classificadas em Causais, Comparativas,
Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Temporais,
Proporcionais.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
CAUSAL: expressa causa
Exemplo: Não vou trabalhar hoje porque vou ao médico.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
CONSECUTIVA: expressa a
consequência do acontecimento da oração principal.
Exemplo: As pessoas da torcida gritaram tanto que ficaram roucas.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
FINAL: expressa fim ou finalidade.
Exemplo: Todos se esforçaram para que tudo desse certo.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
TEMPORAL: expressa circunstância de tempo.
Exemplo: Quando ouço esta música, penso em você.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
CONDICIONAL: expressa condição.
Exemplo: Você fará uma boa prova desde que se esforce.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
CONCESSIVA: indica permissão (concessão)
entre as orações.
Exemplo: Embora seja de risco, concordo com a realização
do negócio.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
COMPARATIVA: estabelece comparação
entre oração principal e a subordinada.
Exemplo: Maria era mais estudiosa que sua irmã.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
CONFORMATIVA: expressa
concordância.
Exemplo: Realizamos nosso projeto conforme as especificações da
biblioteca.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
PROPORCIONAL: expressa proporção
entre as orações.
Exemplo: Ele melhorava sua forma física à medida que treinava.
EXERCÍCIOS
-CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES
SUBORDINADAS:
Exemplo: É necessário que façamos nossas atividades.
(Oração Subordinada
Substantiva Subjetiva)
1.Só desejo uma coisa: que todos estudem.
2.Tínhamos certeza de que não estudaria.
3.Espero que você estude.
4.É importante que você estude.
5.Gostaria de que todos me apoiassem.
6.O meu desejo é que todos estudem.
7.Os funcionários, que cumprem as tarefas
solicitadas, estão aqui.
8.A equipe que chegou está treinando vôlei.
9.O automóvel é um veículo que polui.
10.Você será aprovado, porque estudou muito.
11.Eu me comportei tão bem que pude passear no
parque.
12.Caso necessite de maiores informações, envie
um e-mail para o responsável.
13.Fui aprovada, embora não tenha estudado
muito.
14.Compramos as passagens a fim de que
pudéssemos viajar.
15.Pedro não foi tão atencioso como deveria.
16.Quanto mais se estuda, mais se aprende.
17.Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.
18.Ela se veste conforme dita a moda.
|
ATIVIDADE
LINGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20
ATENÇÃO: ASSISTA ÀS VIDEO AULAS E RESPONDA OS
EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO
ENTREGAR:
TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR
VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
Seguindo
nossa periodização literária, conheceremos agora o ARCADISMO em Portugal e no
Brasil. Assista às vídeo aulas do Professor Noslen e responda os exercícios
no caderno (somente resposta).
ARCADISMO
EM PORTUGAL (clique no link para assistir à aula)
ARCADISMO
NO BRASIL (clique no link para assistir à aula)
EXERCÍCIOS
1)
Carpe
Diem.
Que
havemos de esperar, Marília bela?
que vão passando os florescentes dias? As glórias que vêm tarde já vêm frias, e pode, enfim, mudar-se a nossa estrela. Ah! não, minha Marília, aprovei-te o tempo, antes que faça o estrago de roubar ao corpo as forças, e ao semblante a graça!
Assinale
o movimento literário ao qual ele pertence, bem como o seu autor:
a)
Romantismo, de autoria de Gonçalves Dias.
b)
Arcadismo, de autoria de Santa Rita Durão.
c)
Arcadismo, de autoria de Tomás Antônio Gonzaga.
d)
Simbolismo, de Alphonsus de Guimaraens.
e)
Romantismo, de autoria de Álvares de Azevedo.
2)Sobre
as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto:
a) Os
poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos
centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a
vida luxuosa e triste na cidade.
b) Apego
excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a “arte
pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos.
c) Como
expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais
políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.
d) O
desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido
como carpe diem.
e) A
poesia árcade apresentou um convencionalismo amoroso: não há variações
emocionais de um poema para o outro nem de poeta para poeta, importando mais
escrever poemas como os poetas clássicos escreviam.
3)(UFRS)
Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir:
I –
Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera
Achar-te
uma alma, que por ti suspira (...)
II –
Glaura! Glaura! Não respondes?
E te
escondes nestas brenhas?
Dou às
penhas meu lamento;
Ó tormento
sem igual!
III –
Minha bela Marília, tudo passa:
A sorte
deste mundo é mal segura
Se vem
depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Os
poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se
dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos
acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente:
a)
Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.
b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto. c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão. e) José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga
4)Ao lado de Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga e Alvarenga
Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga é um dos nomes mais representativos do
arcadismo brasileiro. No entanto, além de poeta, Gonzaga escreveu um conjunto
de sátiras ao Governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes. Como se
chamam essas sátiras?
a)As Minas de Prata.
b)Cartas Chilena.
c)Cartas sem arte.
d)O Alienígena.
e)Carta aos Brasileiros.
5)Leia o poema de Tomás Antônio Gonzaga, transcrito a seguir, e
marque a alternativa que aponta três características do Arcadismo
brasileiro que nele podem ser observadas.
Lira I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
a)Vulgarização da figura da mulher; medievalismo; egocentrismo.
b)Denúncia social; exaltação da vida no campo; temas urbanos.
c)Exaltação da vida no campo; linguagem simples; pastoralismo.
d)Temas urbanos; linguagem simples; medievalismo.
e)Egocentrismo; pastoralismo; denúncia social.
Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com
seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 11/08/2020
Atenção: As atividades estão divididas em 2
partes. Atividade 1 é
para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das
atividades, Atividade 2 é a prova
AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp
(privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os
exercícios número 11 ao 15 das páginas 11 a 16.
Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e
Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de
03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através
de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 29/07/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às
atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e
você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas
respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no
privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no
link abaixo e responda às questões)
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS 27 A 31/07
Coloquem
as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da
nota do bimestre.
Os
alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que
ainda haja dúvidas.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
Atividade para ser
entregue até dia 28/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno, depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma
Classroom.
ORAÇÕES COORDENADAS (copiar o texto
explicativo)
São
orações independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas. São
classificadas em Sindéticas e Assindéticas.
-ORAÇÕES
COORDENADAS ASSINDÉTICAS: São caracterizadas pelo período composto
justaposto, ou seja, não são ligadas por nenhum conectivo (conjunção).
Exemplo:
Chegamos na praia, nadamos, jogamos,
comemos.
Na
frase de exemplo temos 4 orações independentes entre elas (não precisam do complemento
da outra para dar sentido), separadas pela vírgula e sem conectivo
ligando-as.
-ORAÇÕES
COORDENADAS SINDÉTICAS: São caracterizadas pelo período composto
ligadas por meio de uma conjunção coordenativa. Classificadas como: Aditivas,
Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.
1.Aditivas: quando as orações expressam soma,
apresentam os conectivos (e,
nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim).
Chegamos à
praia e nadamos.
(Oração Coordenada Sindética
Aditiva)
2.Adversativa: quando as orações expressam
adversidade, ideia contrária, apresentam os conectivos (e, mas, contudo, todavia,
entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão).
Eles queriam
sair, porém estava chovendo.
(Oração Coordenada
Sindética Adversativa)
3.Alternativas: quando as orações expressam ideia de
alternância, apresentam os conectivos (ou, ou... ou, ora... ora, quer... quer, seja... seja).
Ora gosta de
vestidos, ora
gosta de sapatos.
(Orações
Coordenadas Sindéticas Alternativas)
4.Conclusivas: quando as orações expressam conclusão,
apresentam os conectivos (logo,
portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente).
São
adolescentes, logo irão namorar.
(Oração Coordenada
Sindética Conclusiva)
5.Explicativas: quando
as orações expressam explicação, apresentam os conectivos (isto é, ou seja, a saber, na
verdade, porque, que, pois).
Descemos do
carro porque o trânsito estava parado.
(Oração Coordenada
Sindética Explicativa)
OBS: Para que eu
preciso estudar isso? Para saber formular suas frases da maneira correta em
textos, saber argumentar, dar coerência e coesão para seus textos, melhorar a
compreensão de discursos, evitar a ambiguidade nos seus textos.
Exercícios (copie as orações e
faça a marcação como no exemplo)
1-Classifique
as Orações Coordenadas:
a)O trabalhador saiu cedo e chegou tarde.
Oração Coordenada Assindética / Oração
Coordenada Sindética Aditiva
b)Lutou
bastante, mas não venceu.
c)Venceremos,
ou perderemos com honra.
d)Ele
dormiu tarde, logo não acordará cedo.
e)Não
chore, que seu pai virá buscá-los
f)Não
sabia montar, nem gostava de cavalos.
g)Espere
um pouco, porque não há lugar.
h)Li
a estória e achei-a interessante
i)Façam
silêncio, porque o bebê está dormindo.
j)Não
estudei, portanto não devo passar.
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 21/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno, depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma
Classroom.
Atividade: Faça uma pesquisa na internet (Google) ou algum outro
livro de língua portuguesa sobre o tema “Intertextualidade” e responda às seguintes
questões:
1. O que é Intertextualidade?
2. Qual o objetivo desse recurso linguístico?
3. Pode ser trabalhada em quais gêneros
artísticos?
4. Quais as características da
intertextualidade explícita?
5. Quais as características da intertextualidade
implícita?
6. Quais os tipos de intertextualidade?
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 14/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
formulário do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as
respostas, não precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem
automaticamente para a professora).
Se não conseguir abrir o formulário do Google,
deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas e a
letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou
email
geisa19@hotmail.com,
ou na plataforma Classroom.
Atividade
avaliativa mensal
A
atividade pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o
link: https://forms.gle/AqkTEvH9NiP62vUT9
Se
não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no caderno
um gabarito com número das perguntas e a letra das respostas. Depois enviar
via WhatsApp, ou email.
1)Qual
afirmação indica um “Artigo de Opinião”?
a)Estilo
de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano.
b)Produção
textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores.
c)Gênero
textual que visa convencer ou persuadir o outro sobre determinada ideia, por
meio de um processo argumentativo.
d)São
narrativas com forte componente simbólico.
2)Complete
a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
“Realizamos
nosso projeto _______ as especificações da biblioteca.”
a)Mas
b)Conforme
c)Para
que
d)Que
3)
Complete a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
”Concordo
com a realização do negócio, ________ seja de risco.”
a)Embora
b)Mas
c)Como
d)Conforme
4)No Brasil,
o período correspondente ao classicismo europeu foi chamado de
a) Arcadismo
b) Simbolismo c) Quinhentismo d) Parnasianismo
5)A
linguagem do classicismo é
a) subjetiva
e informal
b) rebuscada e culta c) subjetiva e clássica d) objetiva e formal
6)Com referência ao
Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a)O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma
e corpo, morte e vida.
b)O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em
vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.
c)O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito
de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo
medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
d)A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
7)No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:
a)Gregório de Matos
b)Jerônimo Baía
c)Bento Teixeira
d)Bento Gonçalves
8)No excerto:
“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a
asa da graúna, e mail longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não
era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito
perfumado”. Quais figuras de linguagem aparecem neste trecho?
a)Pleonasmo
e antítese.
b)Eufemismo
e hipérbole.
c)Metonímia
e antítese.
d)Metáfora
e comparação.
9)Marque
a alternativa em que há somente Gêneros Textuais:
a)Biografia,
dissertação, conto.
b)Bula
de remédio, narrativo, livro.
c)Internet,
dissertativo, receita.
d)Prescritivo,
folha de redação, dissertação.
10)Forma
fixa em que um texto se apresenta. Essa definição compete às tipologias
textuais (discurso). Quais são essas formas fixas?
a)Dissertação,
romance, artigo de opinião, blog, narração.
b)Argumentação,
site de internet, autobiografia, notícia.
c)Reportagem,
prescrição, injunção, conto, dissertação.
d)Narração,
descrição, argumentação, informação, injunção e prescrição.
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 07/07/2020
Atenção: Essa atividade deve ser no caderno
(só respostas), identificar como “Atividade da semana 29/06 a 03/07 – Barroco
Português e Brasileiro”, tirar uma foto e enviar via WhatsApp privado, ou Classroom,
ou e-mail
geisa19@hotmail.com
Seguindo
a periodização literária que estamos estudando, vamos conhecer o período
Barroco Português e Brasileiro.
Assista
às vídeo aulas do Profº Noslen nos links abaixo e responda às questões:
Barroco
Português
Barroco
no Brasil
Exercícios
sobre Barroco Português e Brasileiro
1.(UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na
literatura barroca brasileira – compreende:
a)poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b)poesia satírica e contos burlescos. c)poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica. d)poesia confessional e autos religiosos. e)poesia lírica e teatro de costumes.
2.(FEI)
“Em
tristes sombras morre a formosura,
em contínuas tristezas a alegria”
Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma
figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos,
como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:
a)metáfora
b)aliteração c)eufemismo d)antítese e)sinédoque
3.(UFV) Leia o texto:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda flor sua pisada.
Oh, não aguardes, que a madura idade
Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.
(Gregório de Matos)
Os tercetos acima ilustram:
a)caráter de jogo verbal próprio da
poesia lírica do séc. XVI, sustentando uma crítica à preocupação feminina com
a beleza.
b)jogo metafórico do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando gozo do momento. c)estilo pedagógico da poesia neoclássica, ratificando as reflexões do poeta sobre as mulheres maduras. d)as características de um romântico, porque fala de flores, terra, sombras. e)uma poesia que fala de uma existência mais materialista do que espiritual, própria da visão de mundo nostálgico-cultista.
4.(UFRS) Considere as
seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I.A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades,
conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da
obra.
II.O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca,
apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III.A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no
plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas:
a)Apenas I.
b)Apenas II. c)Apenas III. d)Apenas I e III. e)I, II e III.
5.(Fatec) "Quando
jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram
ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos, na
salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos
reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores,
ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de
palavras ditas com esforço de pensamento, poucas - ou nenhuma delas - havia
surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a
si mesmo."
Ana Miranda, BOCA DO INFERNO.
Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem
barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:
a)gongorismo,
caracterizado pelo jogo de ideias.
b)cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras. c)cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão. d)conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações. e)conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.
6.(UCS) Escolha a alternativa que completa de
forma correta a frase abaixo:
A linguagem ________, o paradoxo, ________ e o registro das
impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
a)simples; a antítese; parnasiana.
b)rebuscada; a antítese; barroca. c)objetiva; a metáfora; simbolista. d)subjetiva; o verso livre; romântica. e)detalhada; o subjetivismo; simbolista.
7.(Fuvest) Os sonetos de Bocage que transpõem
poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam
alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de
Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. Sob esse aspecto, são traços
comuns a ambos os poetas:
a)presunção de superioridade, crítica da
vaidade, preconceito de cor.
b)sensualismo, crítica da presunção, elogio da mestiçagem. c)presunção de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem. d)sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de cor. e)estilo tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.
8.(UEL) Assinale a
alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.
Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado
lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os
governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas
satíricos constituem um vasto painel ________, que ________ compôs com rancor
e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.
a)do Brasil do século
XIX - Gregório de Matos.
b)da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa. c)da Bahia do século XVII - Gregório de Matos. d)do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira. e)da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.
9.(PUC-MG) Relacione
este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas
nas alternativas a seguir:
Que és terra, homem,
e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua igreja; De pó te fez espelho, em que se veja A vil matéria, de que quis formar-te.
a)BARROCO: O homem
barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e
matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela
instabilidade das coisas.
b)ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril. c)ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional. d)PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas. e)MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
10.(UFRS) Com relação ao Barroco brasileiro,
assinale a alternativa incorreta.
a)Os Sermões, do Padre
Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as
preocupações do autor com problemas brasileiros da época, por exemplo, a escravidão.
b)Os conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas. c)A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional. d)Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna. e)A escultura barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco. |