ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 14/12 a 18/12/2020. Podem ser entregues até: 18/12/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952
(professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola,
google classroom e WhatsApp. Objetivos: Recuperação dos alunos que estão devendo
atividades do 4° bimestre. RECUPERAÇÃO FINAL. 2°A, N°: 28.
1-
O que são funções
vitais? 2-
Quais as funções
vitais? 3-
O que é
osmorregulação? 4-
Qual a importância do estudo da
genética? 5-
Pesquise e fale sobre uma síndrome de
origem genética (síndrome de down, por exemplo), diga como ela ocorre
(resumidamente).
LINKS
PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTg0ODExODIwNzQ5/details
2°B
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MjQxMjY3NzU4ODAy/details
2°C
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MjQxMjY3NzU4ODYw/details
2°D
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MjQxMjY3NzU4OTYy/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 07/12 a 11/12/2020. Podem ser entregues até: 11/12/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952
(professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola,
google classroom e WhatsApp. Objetivos: Recuperação dos alunos que estão devendo
atividades do 4° bimestre. AOS ALUNOS QUE
DEVEM ATIVIDDES DO 4° BIMESTRE, COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM
ABAIXO.
1-
O que são funções
vitais? 2-
Quais as funções
vitais? 3-
O que é
osmorregulação? 4-
Qual a importância do estudo da
genética? 5-
Pesquise e fale sobre uma síndrome de
origem genética (síndrome de down, por exemplo), diga como ela ocorre
(resumidamente).
LINKS
PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTg0ODExODIwNzQ5/details
2°B
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MjQxMjY3NzU4ODAy/details
2°C
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MjQxMjY3NzU4ODYw/details
2°D
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MjQxMjY3NzU4OTYy/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 30/11 a 04/12/2020. Podem ser entregues até: 04/12/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952
(professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola,
google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Elaborar e testar
hipóteses sobre composição genética de indivíduos e sobre herança. Objetivos: Aplicar as ideias de Mendel. NÃO PRECISA COPIAR O QUEVEM ABAIXO, MAS LEIA COM ATENÇÃO A
Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a
transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações.
Muito se especulava acerca desse fato, como a hipótese da pangênese, de
Hipócrates; a teoria da pré-formação, defendida por Spallanzani, Leeuwenhoek
e diversos outros pesquisadores; e a teoria da epigênese, de Caspar Friedrich
Wolff. -
Lócus gênico: posição de um gene no cromossomo. COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE EM ABAIXO Questão 1 A
Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa
ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um
monge chamado: a)
Darwin. b)
Lamarck. c)
Mendel. d)
Morgan. e)
Dawkins. Questão 2
A composição genética de um
indivíduo recebe a denominação de: a) fenótipo. b) genótipo. c) cariótipo. d) cromossomos. e) genes.
LINKS
PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTczMDk3ODY2Mjk0/details
2°B
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MTczMDk3ODY2NDU5/details
2°C
https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MTczMDk3ODY2NTM3/details
2°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MTczMDk3ODY2NjUx/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 23/11 a 27/11/2020. Podem ser entregues até: 27/11/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo.
Objetivos: Identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
CONCEITOS EM GENÉTICA Levando em consideração a importância do conhecimento de alguns conceitos para o estudo de Genética, este texto traz um resumo dos principais termos usados nessa área da Biologia. Alelos = São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos. Alelos letais = São alelos que podem ocasionar a morte de seu portador. Alelos múltiplos = São três ou mais alelos diferentes para um mesmo lócus. Cariótipo = Conjunto de cromossomos de uma determinada espécie. Codominância = Ocorre quando dois alelos diferentes expressam-se em um indivíduo heterozigoto. Sendo assim, apresenta as características dos dois indivíduos homozigotos. Cromossomos = Molécula de DNA associada a proteínas. Cromossomos homólogos = Cromossomos que possuem a mesma sequência de genes. Cruzamento-teste = Tipo de cruzamento realizado para determinar o genótipo de um indivíduo com fenótipo dominante. Cruza-se o indivíduo com um de genótipo recessivo. Dominância incompleta = Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário diferente dos homozigotos. Ex.: flores rosa de Mirabilis jalapa. Dominante = O alelo expressa-se em condição homozigótica e em condição heterozigótica (AA ou Aa). Fenótipo = Conjunto de características do indivíduo que resulta da expressão do genótipo e da ação do ambiente. Gene = Porção de DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA. Contém as informações que serão passadas de geração a geração. Genótipo = Conjunto de genes do indivíduo. Heredograma = Representação das relações de parentesco entre indivíduos. Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa). Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa). Lócus = Região em que cada gene é encontrado em um cromossomo. Pleiotropia = Quando um gene condiciona ou influencia mais de uma característica. Recessivo = O alelo só se expressa em homozigose (aa).
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO: 1- Qual a importância do estudo da genética? 2- Pesquise e fale sobre uma síndrome de origem genética (síndrome de down, por exemplo), diga como ela ocorre (resumidamente).
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MjM2MzQ0NzE2NjQ0/details
2°B https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MjM2MzQ0NzIzMDEz/details
2°C https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MjM2MzQ0NzIzMDkx/details
2°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MjM2MzQ0NzIzMTI2/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 09/11 a 13/11/2020. Podem ser entregues até: 13/11/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes.
Objetivos: Compreender a importância das células para a formação de todos os seres vivos, e as funções básicas que precisamos para mantermo-nos, vivos. COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. As células são a unidade funcional do corpo dos seres vivos, sendo ela a principal parte de todo o ser vivo, a principal formadora de todos os órgãos do corpo. Chamamos de unidade funcional, pois é a menor unidade do corpo, que sozinha realiza trabalho, afim de minimamente nos manter vivos, minimamente, porque existem outras funções relacionadas as células, mas o mais importante para nós é a promoção e manutenção das funções vitais básicas, que são:
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO, MAS LEIA COM ATENÇÃO. 1- DigestãoOs nutrientes são substâncias que estão disponíveis para os animais como parte integrante dos alimentos. Sua assimilação pelo organismo, ou seja, sua passagem para as células do corpo (seja direta ou feita com a participação de algum sistema especializado de distribuição) é feita por difusão ou outra forma de transporte através de membranas celulares. A alimentação por ingestão é característica geral dos animais. Essa forma de nutrição difere da que é verificada nas plantas, nos fungos e nos procariontes, sendo encontrada apenas em certos protistas heterótrofos (que se alimentam por endocitose). Durante o processo evolutivo, surgiram os animais que apresentam, além da boca, o ânus. A partir desse momento, estabeleceu-se um tubo por onde o alimento passa em um só sentido: da boca para o ânus. Essa condição propiciou a especialização desse tubo em regiões como esôfago, estômago e intestino, cada uma com uma função específica no processo de digestão. 2- RespiraçãoAs trocas gasosas sempre envolvem difusão dos gases através de alguma superfície fina, semipermeável, úmida ou imersa em água. Em todos os animais, incluindo os terrestres, há necessidade de um meio aquoso para que a difusão de gases ocorra. Nos animais aquáticos, a superfície respiratória está em contato com a água; e nos terrestres, essa superfície é mantida úmida pelo próprio corpo do animal. Estando totalmente seca, a superfície não exerce função de trocas gasosas. Os gases importantes para as trocas gasosas são: o gás carbônico e o oxigênio (gases respiratórios). 3- CirculaçãoO gás oxigênio deve ser transportado dos locais de trocas gasosas com o meio externo até as células e o alimento digerido também deve ser transportado dos locais de digestão até as células. Os resíduos do metabolismo celular devem ser levados das células até os locais onde serão eliminados do corpo. O sistema que realiza essas funções é o circulatório. Nem todos os animais apresentam sistema circulatório. É o caso de esponjas, cnidários e platelmintos, em que as trocas gasosas são realizadas por difusão direta com o meio.
4- Excreção e OsmorregulaçãoComo a liberação de gás carbônico é realizada pelas superfícies respiratórias é muito importante a relação da excreção dos produtos nitrogenados e a osmorregulação (regulação da água e do balanço hídrico nos fluidos corpóreos). Os animais necessitam de nitrogênio para a síntese de aminoácidos e ácidos nucleicos e obtêm o nitrogênio pela ingestão de alimentos proteicos. Os aminoácidos resultantes da digestão de proteínas são usados diretamente para a síntese de outras proteínas do corpo ou podem ser desaminados e os resíduos empregados para formar outros compostos. A amina resultante da desaminação é transformada em amônia, uma substância altamente solúvel e tóxica. Para ser eliminada do corpo, a amônia é transformada em outros produtos menos solúveis e menos tóxicos, como a ureia e o ácido úrico. A amônia é excretada em ambientes aquáticos, por ser altamente tóxica, necessita de um volume considerável de água para ser eliminada. A ureia é menos tóxica, sendo eliminada por alguns animais aquáticos e muitos animais terrestres. O ácido úrico é atóxico e insolúvel em água, sendo produzido por animais adaptados à economia de água, como o homem. Pode-se observar que, além de sua relação com a excreção, a osmorregulação também está associada às condições ambientais. 5- ReproduçãoA reprodução é extremamente necessária para a perpetuação das espécies. Em nível molecular, a reprodução está relacionada à capacidade ímpar do DNA de se duplicar de forma semiconservativa, propiciando que as células resultantes tenham cópias das moléculas originais de DNA. Os seres vivos apresentam vários tipos de reprodução, que podem ser agrupados em duas grandes categorias: reprodução sexuada e assexuada. Em populações que se reproduzem sexuadamente, a variabilidade genética entre os indivíduos é maior, sendo uma condição vantajosa e favorável. COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Questões: 1- O que são funções vitais? 2- Quais as funções vitais? 3- O que é osmorregulação?
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MjA1MDkxMTE2MDg4/details
2°B https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MjA1MDkxMTE2MTA0/details
2°C https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MjA1MDkxMTI2Mzc5/details
2°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MjA1MDkxMTI2NDAw/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 03/11 a 06/11/2020. Podem ser entregues até: 06/11/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Analisar os argumentos relativos aos riscos e benefícios da utilização de produtos geneticamente modificados disponíveis no mercado.
Objetivos: Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação brasileira. PESSOAL, COMO ESSA SEMANA ONTEM (SEGUNDA FEIRA) FOI FERIADO, NÃO TIVEMOS ATIVIDADES NO CMSP, E TAMBÉM NÃO TIVERAM HABILIDADES DE BIOLOGIA, PORTANTO UTILIZEM ESSE TEMPO PARA COLOCAR AS ATIVIDADES ABAIXO, EM DIA!!
COPIAR O QUE VEM ABAIXO
Estudamos até agora sobre as células e mais precisamente sobre o DNA, vimos que ele influencia em TUDO que ocorre com as células, tecidos órgãos e o próprio organismo em si; mas o DNA pode ser, por meio de tecnologia, modificado afim de trazer benefícios, um exemplo de modificação que é feita no DNA, é o caso por exemplo de produtos TRANGÊNICOS, todas as vezes que vocês comprarem um produto e tiver na embalagem o símbolo abaixo, significa que esse produto foi geneticamente modificado.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO, MAS LEIA COM MUITA ATENÇÃO.
Alimentos geneticamente modificados, (AGM), alimentos transgénicos; são alimentos produzidos com base em organismos que, através das técnicas da engenharia genética, sofreram alterações específicas no DNA. Essa técnica tem permitido a introdução de culturas agrícolas de traços diferenciados, assim como um controle sobre a estrutura genética bastante superior em relação ao que proporciona a mutação artificial e a seleção artificial.[1] Os AGM surgiram como uma promessa de resolver o desafio da fome no mundo, de baratear os custos de produção, de reduzir o uso de agrotóxicos e de oferecer produtos de qualidade superior, ao mesmo tempo potencialmente mais nutritivos e mais resistentes a pragas. No entanto, as alegadas vantagens, se em alguns casos se mostraram reais, em outros não atenderam às expectativas ou trouxeram resultados negativos imprevistos. Ao mesmo tempo, uma série de estudos independentes tem alertado que a facilidade com que as instâncias governamentais de alguns países como o Brasil e os Estados Unidos, dois dos maiores cultivadores mundiais de AGM, têm liberado esses produtos para consumo, é fruto do lobby político e econômico e não condiz com os critérios científicos de biossegurança. Outros estudos têm apontado uma série de problemas para o ser humano e para o meio ambiente que podem derivar do cultivo e consumo dos AGM, como reações alérgicas, intoxicações, formação de tumores, declínio da biodiversidade, contaminação genética e vários outros. Essa tecnologia é muito recente, o conhecimento científico sobre seus riscos ainda é fragmentário e insuficiente, e os estudos que negam efeitos daninhos em geral são produzidos pelas próprias companhias de biotecnologia num contexto de conflito de interesses, ou são de curto prazo, produzindo resultados pouco confiáveis ou de valor bastante limitado. Vários organismos nacionais e internacionais apresentam os AGM como portadores de um risco à saúde não significativamente diferente dos cultivos tradicionais, mas eles têm sido contestados amplamente, outros organismos equivalentes recomendaram mais cautela e mais pesquisas ou impuseram restrições, a polêmica em torno do assunto permanece grande e ainda restam muitas dúvidas não respondidas. Podemos ver claramente, em morangos por exemplo, esse fruto tem um tamanho pequeno, mas ultimamente devido a transgenia, tem alcançado tamanhos enormes e formatos diferentes, isso é fruto da mutação.
As duas primeira fotos são de produtos transgênicos já a terceira de um produto natural.
COPIAR O QUE VEM ABAIXO
Mas vamos lá, pois tudo existe dois lados. Com a transgenia é possível cultivar mais produtos em espaços menores, além do custo também ser menor e são produtos mais resistentes a pragas, embora o sabor seja modificado. O grande problema da transgenia, dentre muitos outros, é que ela é uma técnica relativamente nova e que modifica o DNA, logo não temos estudos aprofundados a longo período, onde pode ocorrer os problemas mais sérios, mudanças no DNA podem provocar tumores (o câncer) que vem crescendo muito em quantidade nas populações mundiais, e talvez um dos motivos, são os produtos transgênicos, que consumimos diariamente, e muitos sequer sabem o que é. COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
Questões: 1- A partir de sua compreensão diga: O que são alimentos transgênicos? 2- Quais os benefícios que a técnica de transgenia pode trazer para produção principalmente de alimentos? 3- Porque, existe a preocupação sobre a utilização/consumo de alimentos transgênicos? Qual sua opinião pessoal sobre o assunto?
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO. Na aula anterior, falamos sobre a transgenia, que é a modificação genética, afim de obter melhores resultados, principalmente em lavouras, ou seja, os vegetais que sofrem essa modificação são mais resistentes a pragas, mais fortes, produzem mais; todavia, seu consumo pode ter aquelas consequências comentadas na aula. Hoje falaremos da modificação genética, mas na indústria farmacêutica, a qual, pode trazer diversos benefícios e qualidade de vida. LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO, E RESUMA NO SEU CADERNO COMO É PRODUZIDA A INSULINA SINTÉTICA. Com o auxílio da engenharia genética, a indústria farmacêutica pode dar grandes avanços. Além da produção de medicamentos, modernos que tratam as enfermidades, sem tanto prejuízo ao paciente, outro grande avanço é a produção de substancias sintéticas, muito semelhantes a que produzimos naturalmente, e que, se por algum motivo, para essa produção, podemos ter graves doenças, ou mesmo, evoluirmos a morte. Um caso bem comum, é o tratamento de uma deficiência chamada de DIABETES. O diabetes, tem dois tipos, mas basicamente, podemos falar que é a falta de um hormônio chamado de INSULINA no corpo. Sem esse hormônio, o a glicose não consegue entrar nas células, fazendo com que as células morram; pense no seguinte exemplo: Você chega de carro no posto de combustível para abastecer, nossas células, seriam o carro, que precisa de um combustível. A gasolina ou o álcool, seria a glicose, o combustível das nossas células, todavia, para o combustível entrar, é preciso de uma chave pra abrir o tanque e o frentista abastecer, pois bem, a insulina é justamente essa chave, que vai abrir a célula e permitir que a glicose (combustível) entre. COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. Questão: 1- Em sua opinião, por quê a engenharia genética, foi um grande passo para a ciência, e por quê é tão importante para nossas vidas?
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTU2MDA1NzM3NjAx/details
2°B https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MTU2MDA1NzM3Njgy/details
2°C https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MTU2MDA1NzM3ODE5/details
2°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MTU2MDA1NzM3ODcw/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves
Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 26/10 a 30/10/2020. Podem ser entregues até: 30/10/2020. Onde fazer: As atividades devem
ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14)
98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro,
2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola,
google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer as
aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica. Objetivos: Reconhecer a importância da engenharia
genética e produtos geneticamente modificados – alimentos, produtos médico-farmacêuticos,
hormônios.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO. Na
aula anterior, falamos sobre a transgenia, que é a modificação genética, afim
de obter melhores resultados, principalmente em lavouras, ou seja, os
vegetais que sofrem essa modificação são mais resistentes a pragas, mais
fortes, produzem mais; todavia, seu consumo pode ter aquelas consequências
comentadas na aula. Hoje falaremos da modificação genética, mas na indústria
farmacêutica, a qual, pode trazer diversos benefícios e qualidade de vida. LEIA COM ATENÇÃO O
TEXTO, E RESUMA NO SEU CADERNO COMO É PRODUZIDA A INSULINA SINTÉTICA. Com o
auxílio da engenharia genética, a indústria farmacêutica pode dar grandes
avanços. Além da produção de medicamentos, modernos que tratam as
enfermidades, sem tanto prejuízo ao paciente, outro grande avanço é a
produção de substancias sintéticas, muito semelhantes a que produzimos
naturalmente, e que, se por algum motivo, para essa produção, podemos ter
graves doenças, ou mesmo, evoluirmos a morte. Um caso bem comum, é o
tratamento de uma deficiência chamada de DIABETES. O diabetes, tem dois tipos, mas
basicamente, podemos falar que é a falta de um hormônio chamado de INSULINA
no corpo. Sem esse hormônio, o a glicose não consegue entrar nas células,
fazendo com que as células morram; pense no seguinte exemplo: Você chega de
carro no posto de combustível para abastecer, nossas células, seriam o carro,
que precisa de um combustível. A gasolina ou o álcool, seria a glicose, o
combustível das nossas células, todavia, para o combustível entrar, é preciso
de uma chave pra abrir o tanque e o frentista abastecer, pois bem, a insulina
é justamente essa chave, que vai abrir a célula e permitir que a glicose
(combustível) entre. COPIAR
E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. Questão: 1- Em
sua opinião, por quê a engenharia genética, foi um grande passo para a
ciência, e por quê é tão importante para nossas vidas?
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A
https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTk5NTczMTU4ODQ1/details
2°B https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MTk5NTc3NzM0NTY2/details
2°C https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MTk5NTc3NzM0NjI2/details
2°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MTk5NTc3NzM0NzEz/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 19/10 a 23/10/2020. Podem ser entregues até: 23/10/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Analisar os argumentos relativos aos riscos e benefícios da utilização de produtos geneticamente modificados disponíveis no mercado.
Objetivos: Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação brasileira. COPIAR O QUE VEM ABAIXO
Estudamos até agora sobre as células e mais precisamente sobre o DNA, vimos que ele influencia em TUDO que ocorre com as células, tecidos órgãos e o próprio organismo em si; mas o DNA pode ser, por meio de tecnologia, modificado afim de trazer benefícios, um exemplo de modificação que é feita no DNA, é o caso por exemplo de produtos TRANGÊNICOS, todas as vezes que vocês comprarem um produto e tiver na embalagem o símbolo abaixo, significa que esse produto foi geneticamente modificado.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO, MAS LEIA COM MUITA ATENÇÃO.
Alimentos geneticamente modificados, (AGM), alimentos transgénicos; são alimentos produzidos com base em organismos que, através das técnicas da engenharia genética, sofreram alterações específicas no DNA. Essa técnica tem permitido a introdução de culturas agrícolas de traços diferenciados, assim como um controle sobre a estrutura genética bastante superior em relação ao que proporciona a mutação artificial e a seleção artificial.[1] Os AGM surgiram como uma promessa de resolver o desafio da fome no mundo, de baratear os custos de produção, de reduzir o uso de agrotóxicos e de oferecer produtos de qualidade superior, ao mesmo tempo potencialmente mais nutritivos e mais resistentes a pragas. No entanto, as alegadas vantagens, se em alguns casos se mostraram reais, em outros não atenderam às expectativas ou trouxeram resultados negativos imprevistos. Ao mesmo tempo, uma série de estudos independentes tem alertado que a facilidade com que as instâncias governamentais de alguns países como o Brasil e os Estados Unidos, dois dos maiores cultivadores mundiais de AGM, têm liberado esses produtos para consumo, é fruto do lobby político e econômico e não condiz com os critérios científicos de biossegurança. Outros estudos têm apontado uma série de problemas para o ser humano e para o meio ambiente que podem derivar do cultivo e consumo dos AGM, como reações alérgicas, intoxicações, formação de tumores, declínio da biodiversidade, contaminação genética e vários outros. Essa tecnologia é muito recente, o conhecimento científico sobre seus riscos ainda é fragmentário e insuficiente, e os estudos que negam efeitos daninhos em geral são produzidos pelas próprias companhias de biotecnologia num contexto de conflito de interesses, ou são de curto prazo, produzindo resultados pouco confiáveis ou de valor bastante limitado. Vários organismos nacionais e internacionais apresentam os AGM como portadores de um risco à saúde não significativamente diferente dos cultivos tradicionais, mas eles têm sido contestados amplamente, outros organismos equivalentes recomendaram mais cautela e mais pesquisas ou impuseram restrições, a polêmica em torno do assunto permanece grande e ainda restam muitas dúvidas não respondidas. Podemos ver claramente, em morangos por exemplo, esse fruto tem um tamanho pequeno, mas ultimamente devido a transgenia, tem alcançado tamanhos enormes e formatos diferentes, isso é fruto da mutação . As duas primeira fotos são de produtos transgênicos já a terceira de um produto natural.
COPIAR O QUE VEM ABAIXO
Mas vamos lá, pois tudo existe dois lados. Com a transgenia é possível cultivar mais produtos em espaços menores, além do custo também ser menor e são produtos mais resistentes a pragas, embora o sabor seja modificado. O grande problema da transgenia, dentre muitos outros, é que ela é uma técnica relativamente nova e que modifica o DNA, logo não temos estudos aprofundados a longo período, onde pode ocorrer os problemas mais sérios, mudanças no DNA podem provocar tumores (o câncer) que vem crescendo muito em quantidade nas populações mundiais, e talvez um dos motivos, são os produtos transgênicos, que consumimos diariamente, e muitos sequer sabem o que é. COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
Questões: 1- A partir de sua compreensão diga: O que são alimentos transgênicos? 2- Quais os benefícios que a técnica de transgenia pode trazer para produção principalmente de alimentos? 3- Porque, existe a preocupação sobre a utilização/consumo de alimentos transgênicos? Qual sua opinião pessoal sobre o assunto? LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTU2MDA1NzM3NjAx/details
2°B https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MTU2MDA1NzM3Njgy/details
2°C https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MTU2MDA1NzM3ODE5/details
2°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MTU2MDA1NzM3ODcw/details |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Professor: Matheus Alves
Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 28/09 a 02/10/2020. Podem ser entregues até: 02/10/2020. Onde fazer: As atividades devem
ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14)
98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro,
2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do
aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Descrever o
processo de síntese de proteínas, relacionando os diferentes tipos de RNA. Objetivos: reconhecer a
existência de um código genético universal, por meio do qual a sequência de
bases do DNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos na proteína
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO, MAS LEIA COM MUITA ATENÇÃO.
SÍNTESE PROTEICA O que é
síntese proteica?
A síntese proteica
é o processo de formação das proteínas.
Esse processo é realizado por estruturas denominadas de ribossomos, presentes
tanto em células procarióticas quanto eucarióticas. Na molécula de DNA (ácido
desoxirribonucleico) estão contidas todas as informações genéticas do indivíduo,
assim, para que a síntese de uma determinada proteína seja realizada, é
necessário que a região específica do DNA onde está contida essa informação
seja decodificada. Nesse processo
ocorre a transcrição dos
nucleotídeos dessa região em uma molécula de RNA (ácido
ribonucleico), que irá direcionar a síntese proteica em um processo
denominado de tradução. A
molécula de RNA que carregará essa informação até o local onde ocorrerá a síntese
de proteínas é denominada de RNAm
(RNA mensageiro). Para que ocorra a
síntese proteica, a informação
genética fluirá do DNA para o RNA e, em seguida, para as proteínas. Esse
princípio é conhecido como Dogma Central da Biologia Molecular.
Como
ocorre a síntese proteica?
A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo
de tradução, no
qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será
traduzida numa sequência
de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).
Essa tradução é realizada pelo RNAt (RNA transportador), o qual traduz cada
série de códons (trincas de nucleotídeos) presente no RNAm em um aminoácido. O RNAt apresenta uma trinca de nucleotídeos (anticódon),
em uma de suas extremidades, e um aminoácido correspondente,
na outra extremidade. O RNAt transportará então o aminoácido específico até
os ribossomos, estruturas celulares nas quais ocorre a síntese de proteínas,
pareando seu anticódon ao códon complementar do RNAm. Etapas
da síntese proteica
Na síntese
proteica ocorre três
etapas, que estão descritas de forma sintetizada a seguir: ·
Iniciação da tradução
Nessa etapa ocorre a
união das duas subunidades do ribossomo com o RNAm e RNAt, este trazendo o
primeiro aminoácido da cadeia polipeptídica. ·
Alongamento da cadeia polipeptídica
Durante essa etapa, os demais aminoácidos que
compõem a cadeia polipeptídica são adicionados. O anticódon
do RNAt pareia-se com o RNAm no sítio A. O RNAr (RNA ribossômico) catalisa a
formação da ligação peptídica entre o novo aminoácido e a cadeia em formação. O polipeptídio é separado do RNAt presente no sítio P e
ligado ao aminoácido do RNAt do sítio A. O RNAt presente no sítio P é
deslocado ao sítio E e retirado, em seguida, do ribossomo, enquanto o RNAt do
sítio A é deslocado ao sítio P. O RNAm também é deslocado no ribossomo e leva
ao sítio A o próximo códon a ser traduzido, dando sequência ao processo até a
identificação do códon de término. ·
Término da tradução
Após a identificação do códon de término, uma proteína,
chamada de fator de término, liga-se a esse códon induzindo a ligação de uma molécula de
água na porção final da cadeia, fazendo com que ocorra a
quebra da ligação entre o peptídio e o RNAt presente no sítio P. O peptídio
formado é então liberado através do túnel de término presente na subunidade
maior do ribossomo. Após esse processo,
as cadeias polipeptídicas formadas podem passar por diferentes processos de
transformação, de modo a tornar essas proteínas funcionais. Proteínas As proteínas
são macromoléculas que
constituem a maior parte da massa seca das células, sendo,
assim, um dos principais componentes dos seres
vivos. Elas são moléculas tridimensionais, constituídas por
aminoácidos unidos por ligações peptídicas, também chamadas de polipeptídeos. Elas apresentam
uma cadeia polipeptídica principal
ligada a cadeias laterais, constituídas por porções dos aminoácidos que não
estão presentes na cadeia principal. Existem 20 aminoácidos, com propriedades
químicas diferentes, presentes nas proteínas. Há milhares
de proteínas diferentes, e
elas apresentam funções
específicas que dependem do número e tipos de aminoácidos
presentes e de sua estrutura tridimensional. Dentre suas funções, podemos
destacar: papel estrutural, catalisação de reações químicas, defesa e
movimento.
Ribossomos
Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.
Essas estruturas são formadas por duas subunidades, uma maior e uma menor,
constituídas por RNAr e proteínas. Pelo fato de não apresentarem membranas,
alguns autores não os consideram como organelas. COPIAR
O QUE VEM ABAIXO Resumindo,
tudo em nosso corpo é constituído de proteínas ou as utiliza para seu
funcionamento, além disso boa parte das células são feitas de proteínas, e
para obtermos essas proteínas pode ser através da alimentação (uma parte) e
outra parte é “fabricada” pelo nosso próprio corpo, o que chamamos de síntese
proteica, ou síntese de proteínas; e esta ocorre da seguinte forma: lá dentro
do núcleo da célula temos o DNA, que dará origem a uma fita de RNA
mensageiro, através da duplicação semiconservativa. Esse RNA Mensageiro sairá
do núcleo celular e vai até o ribossomo, que se abrirá para que esse RNA se
encaixe entre a subunidade maior (superior), e a menor (inferior). Após isso,
vem o RNA transportador, transportando um aminoácido, esse RNA transportador,
tem a sequência correta para se ligar ao RNA mensageiro, ou seja, se no RNAm
temos a seguinte fita: AUGCCUGGAUUCAAUCCGGGAAUU,
no RNA transportador teremos a seguinte sequência, separada em trincas, ou
seja, cada RNAt, tras consigo 3 códons: UAC GGA CCU AAG
UUA GGC CCU UAA, observe que as trincas que trazem cada uma consigo um
aminoácido se ligam perfeitamente ao RNAm, e a cada trinca que for ligada (o
que ocorre dentro do ribossomo) os aminoácidos se juntam, formando ao final
dessa ligação, uma proteína. E assim ocorre nossa Síntese Proteíca!!! Lembrando que no ribossomo também temos um tipo de RNA
envolvido na síntese, (RNA Ribossômico) APENAS
RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO (NÃO PRECISA COPIAR O ENUNCIADO) 1-) (UEL-PR). Uma proteína formada por
20 aminoácidos é codificada por uma molécula de RNA _____________ de, no
mínimo, _________nucleotídeos. Para
completar corretamente a frase, os espaços I e II devem ser preenchidos,
respectivamente, por: a)
mensageiro e 20. b)
transportador e 30. c)
ribossômico e 30. d)
mensageiro e 60. e)
transportador e 60.
2-)
O processo de síntese de proteínas é denominado de tradução e se baseia na
união de aminoácidos a fim de se formar uma proteína. Qual tipo de RNA está
envolvido no processo? a) Apenas RNA mensageiro e RNA
transportador. b) Apenas RNA mensageiro e RNA
ribossômico. c) Apenas RNA transportador e RNA
ribossômico. d) RNA mensageiro, transportador e
ribossômico. e) Nenhum tipo de RNA, pois a
síntese de proteína ocorre graças a moléculas de DNA.
3-)
(PUC-RS-2001) Na síntese proteica, observam-se os seguintes eventos: I. o gene (segmento de DNA) é
transcrito em RNA mensageiro; II. o RNA mensageiro combina-se com
um complexo de ribossomo, RNAs transportadores e aminoácidos; III. a proteína é sintetizada. Num experimento de laboratório hipotético,
realizou-se uma síntese proteica utilizando-se: DNA de um gene humano, RNAs
transportadores de ovelha e aminoácidos de coelho. Ao final do experimento,
obteve-se uma proteína a) humana. b) de ovelha. c) de coelho. d) quimérica de homem e ovelha. e) híbrida de homem e coelho.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2°A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTc2OTExMzg4MjQ4/details
2°B https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MTc2OTExMzg4MjY0/details
2°C https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MTc2OTExMzg4Mjk4/details
2°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MTc2OTExMzg4MzM4/details |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos. Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 21/09 a 25/09/2020. Podem ser entregues até: 25/09/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google Classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo google Classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Tradução do DNA e produção de proteínas. Objetivos: Compreender como as proteínas são formadas a partir das etapas de transdução, transcrição e tradução do DNA.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. (A TABELA NÃO PRECISA SER COPIADA) Obs: Atividade retirada do caderno do aluno, analise as duas questões e responda, lembre-se no RNA, TIMINA é substituída por URACILA.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM: 2A https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1Njk5/a/MTQ1NzkwMjg5Mjk5/details
2B https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MTQ1NzkwMjg5MzM3/details 2C https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MTQ1NzkwMjg5Mzk1/details 2D https://classroom.google.com/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MTQ1NzkwMjg5NDI5/details
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3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 14/09 a 18/09/2020. Podem ser entregues até: 18/09/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google Classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo google Classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Teste de DNA. Objetivos: Treinar questões do enem e dos principais vestibulares.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Os Testes de DNA
Os testes de DNA já foram aplicados de diferentes maneiras: desde a identificação de paternidade até a resolução de crimes. O primeiro criminoso condenado a partir de provas analisadas com teste de DNA foi Colin Pitchfork, acusado de estuprar e matar duas adolescentes. Colin foi condenado à prisão perpétua em 1988.
Atualmente existem kits comerciais para que os laboratórios realizem testes de DNA e, um exame desses pode custar entre R$ 400,00 e R$ 800,00 para o público em geral.
Que material pode ser coletado para fazer um teste de DNA?
Você deve estar pensando: “sangue, ué!” Mas, não só o sangue é fonte de material genético. Afinal, qualquer célula do nosso corpo possui DNA em seu núcleo. Em geral, quando se coleta amostras para testes de paternidade, por exemplo, é feita uma raspagem da mucosa bucal do indivíduo, uma vez que as células epiteliais dessa região se descamam facilmente.
Sim, com uma amostra simples obtida através da mucosa ou mesmo de uma determinada quantidade de saliva é possível realizar o mapeamento genético do indivíduo.
Figura 2: Imagem mostrando a coleta de material da mucosa oral para teste de DNA.
Outros materiais podem ser utilizados também: amostras de pele, pelos (com raiz), saliva, esperma etc.
Como se faz o teste de DNA?
Você sabe que o DNA é composto de uma sequência de quatro nucleotídeos diferentes, certo? Estes nucleotídeos se diferenciam uns dos outros pelas suas bases nitrogenadas (adenina, timina, citosina e guanina).
A sequência de bases nitrogenadas do DNA de um ser humano e de outro qualquer em uma população é muito semelhante – há apenas 0,1% de diferença. E, entre pais e filhos, essa diferença é ainda menor. Mas, existem alguns trechos específicos que podem variar bastante de pessoa para pessoa.
Assim, para analisar o parentesco de duas pessoas ou a similaridade entre duas amostras, a técnica utilizada será a DNA fingerprint ou impressão digital do DNA, que fornece um alto grau de confiabilidade (99,99% de certeza). Para realizar este procedimento, primeiramente o DNA deverá ser extraído das células da amostra.
Em seguida, o DNA será tratado com enzimas de restrição. Estas enzimas de restrição se ligam a determinadas sequências específicas de DNA e quebram o DNA em pedacinhos. Logo após, a amostra de DNA é colocada na extremidade de um gel e submetida a uma corrente elétrica (eletroforese).
Figura 3: Cientista colocando amostras de DNA em um aparelho de eletroforese. A corrente elétrica e o gel separam os pedaços de DNA formando bandas
.
Os pedacinhos de DNA são então atraídos para a outra extremidade do gel. Porém, as moléculas do próprio gel dificultam a passagem dos pedaços de DNA. Sendo assim, os fragmentos maiores migram mais lentamente que os menores. No fim do processo há a formação de um conjunto de “bandas” semelhante a um código de barras.
Este processo é chamado de separação em gel por eletroforese. Mas, no quê isso ajuda na identificação de um indivíduo ou em um teste de paternidade? Pense no seguinte: você é produto da união de um espermatozoide de seu pai com o óvulo da sua mãe.
Portanto, 50% do seu DNA é semelhante ao da sua mãe e 50% ao do seu pai. Assim, quando o seu DNA e dos seus pais forem submetidos às mesmas enzimas de restrição, elas agirão em pontos semelhantes no seu DNA e de seus pais.
Assim, após colocar as três amostras (supostos pai e mãe e a do filho) em um gel e fazer a eletroforese, o seu DNA terá algumas bandas coincidentes com o DNA do seu pai e outras semelhantes ao DNA de sua mãe. Caso não haja coincidência entre as bandas, não se comprova a paternidade.
Para que você possa entender melhor, observe a imagem a seguir:
Esquema simulando um teste de paternidade por análise do DNA
Digamos que há duvidas sobre o possível pai dessa criança. Então, o seu DNA, o de sua mãe e o dos dois possíveis pais é analisado. Como resultado, temos o padrão de bandas acima. Qual dos dois seria o pai mais provável? O pai I, pois há mais bandas coincidindo (quatro bandas) do que o pai II.
Bandas de DNA após o processo de eletroforese.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO
01 – (UFES/2013) A impressão digital do DNA é rotineiramente usada na determinação de paternidade. A técnica consiste em extrair o DNA dos glóbulos brancos do sangue coletado da mãe, da criança e do(s) suposto(s) pai(s). O DNA de cada indivíduo é tratado com a mesma enzima de restrição, e os fragmentos obtidos são separados, formando-se, assim, o padrão de banda de cada indivíduo.
Legenda: M – mãe;
F – filho; SP1 – suposto pai 1; SP2 – suposto pai 2.
a) No esquema de um gel mostrado ao lado, indique o pai biológico da criança. Justifique a sua indicação.
b) Cite uma aplicação da investigação do DNA na análise forense e uma na prática clínica.
c) A maioria das células eucarióticas é diploide; seus dois conjuntos de cromossomos podem ser dispostos em pares de homólogos. Por outro lado, as células eucarióticas haploides contêm um único conjunto de cromossomos. Na espécie humana, é possível encontrar tanto células diploides, como células haploides. Indique os tipos celulares que exemplificam o genoma haploide e diploide, respectivamente, na espécie humana.
02 – (FMTM MG/2004) Dois homens, P-I e P-II, disputam a paternidade de uma criança C, filha da mulher M. Diante disso, foi pedido o exame de DNA dos envolvidos.
O resultado do teste revelou os seguintes padrões:
Acerca dos resultados obtidos foram feitas as seguintes afirmações:
I. P-II pode ser o pai da criança, pois há maior quantidade de faixas coincidentes com o padrão da criança;
II. as faixas de números 3, 9, 10, 14, e 17 correspondem ao DNA que a criança recebeu da mãe;
III. não é possível excluir a possibilidade de P-I ser o pai da criança.
Está correto o contido apenas em
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.
03 – (UFT/2013) O exame de paternidade, esquematizado abaixo, é muito utilizado na medicina forense e baseia-se na identificação de trechos de DNA humano, que variam muito entre pessoas de uma população e são conhecidos como VNTR (número variável de repetições em sequência). Com base no resultado da figura abaixo, assinale a alternativa correta.
a) O marido é pai do filho 1.
b) O outro homem é pai do filho 2.
c) O marido é pai do filho 3.
d) O marido é pai do filhos 2 e 3.
e) O outro homem é pai dos filhos 1 e 3.
Gab 1: a) O pai biológico da criança é o suposto pai 1 porque a criança herda cromossomos tanto da mãe quanto do pai, de forma tal que ela possa apresentar fragmentos de restrição derivados de cada parental.
b) Identificação de criminosos (análise forense); diagnóstico genético de doenças hereditárias (prática clínica).
c) Células diploides – todas as células somáticas.
Células haploides – gametas masculino e feminino.
Gab 2: C
Gab 3: E
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
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Anexe aqui as atividades que os alunos
desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 08/09 a 11/09/2020. Podem ser entregues até: 11/09/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google Classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo google Classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Replicação do DNA. Objetivos: Treinar questões do enem e dos principais vestibulares.
COPIAR APENAS A
ALTERNATIVA CORRETA NO CADERNO (A ALTERNATIVA TODA, NÃO SÓ A LETRA)
1- O DNA é uma
molécula formada por uma dupla fita, enrolada uma sobre a outra, que forma
uma estrutura helicoidal. Essa molécula se caracteriza pela sua capacidade de
autoduplicação, um processo conhecido como:
a) tradução.
b) replicação.
c) transdução.
d) transcrição.
e) retificação.
2- Durante um
processo de duplicação do DNA, nucleotídeos livres encontrados no núcleo da
célula vão se emparelhando sobre a fita molde. O emparelhamento obedece a
algumas regras, a base adenina, por exemplo, só se emparelha com:
a) citosina.
b) uracila.
c) guanina.
d) timina.
e) adenina.
3- (F.M.SANTA CASA-SP) Considere os
seguintes eventos:
I. ruptura das
ligações entre bases nitrogenadas.
II. ligação entre
os nucleotídeos.
III. pareamento de
nucleotídeos.
Durante a
replicação do DNA, a sequência de eventos é:
a) I, II, III.
b) I, III, II.
c) II, III, I.
d) II, I, III.
e) III, I, II.
4- (Enem) Nos dias de hoje, podemos dizer que
praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o
DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi
apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice
por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é
material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de
DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em
1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de
nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se
daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo
sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das
pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F.
et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Considerando a
estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma,
os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação
dessa molécula levaram à conclusão de que
a) a replicação do
DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o
filamento parental é conservado.
b) a replicação de
DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e
parentais em cada uma das fitas.
c) a replicação é
semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e
uma recém-sintetizada.
d) a replicação do
DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA
parental.
e) a replicação é
semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma
fita codificadora.
5-
(PUC-SP)
[…] De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de
ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular
da vida.
É verdade que a Fundação Nobel ainda fala
no DNA como o diretor da cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não
seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas
premiações aponta o verdadeiro futuro das pesquisas biológicas e médicas
muito além do genoma e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (…)
* LEITE, Marcelo. De volta ao
sequenciamento. Folha
de S. Paulo- 20 out. 2002.
O autor refere-se às proteínas como “atores
do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa referência deve-se
ao fato de:
a) não ocorrer uma correlação funcional
entre DNA e proteínas no meio celular.
b) o DNA controlar a produção de proteínas
e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.
c) o material genético ser constituído por
proteínas.
d) as proteínas não terem controle sobre o
metabolismo celular.
e) o DNA controlar a produção de proteínas
e estas controlarem a atividade celular.
6-
(UFMG)
Se o total de bases nitrogenadas de uma sequência de DNA de fita dupla é
igual a 240, e nela existirem 30% de adenina, o número de moléculas de
guanina será:
a)48.
b)72.
c)120.
d)144.
e)168.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
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3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 31/08 a 04/0/2020. Podem ser entregues até: 04/09/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google Classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo google Classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Relacionar a duplicação do DNA ao processo de divisão celular e interpretar gráficos e figuras relativos ao processo de duplicação. Objetivos: . Identificar o papel da enzima DNA polimerase na duplicação do DNA.
COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Genes e divisão celular - A duplicação do DNA e a transmissão das informações genéticas.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Para que ocorram os processos de divisão celular (mitose – quando a célula tem o mesmo número de cromossomos da célula inicial, e meiose – quando o número de cromossomos é metade do número inicial (ocorre apenas nas células sexuais, espermatozoide e óvulo), é necessário que, logo na fase inicial desses processos, ocorra a duplicação dos cromossomos (cromossomos são fitas de DNA bem enroladas em um grupo de proteínas, chamadas de proteínas histonas, ou simplesmente histonas), para que cada nova célula formada receba cópias dessas estruturas
COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Uma vez que os cromossomos possuem DNA em sua estrutura, a sua duplicação implica na duplicação da molécula de DNA. A compreensão desse processo permite entendermos como se dá a transmissão das características hereditárias. (Que passam de um para o outro na família ao longo das gerações).
A molécula de DNA é composta por duas cadeias de nucleotídios emparelhadas e enroladas entre si, formando a estrutura de dupla hélice. Algumas dessas sequências de nucleotídios, às quais damos o nome de genes, são responsáveis pela síntese de proteínas e estão envolvidas na determinação das características de um indivíduo.
Duplicação semiconservativa
Para iniciar a duplicação da molécula, dá-se, primeiramente, o desemparelhamento e afastamento das duas cadeias, sob a ação de algumas enzimas. Em seguida, nucleotídios livres passam a organizar-se junto a cada uma das cadeias afastadas, emparelhando-se pelas bases nitrogenadas, segundo a regra adenina com timina e guanina com citosina.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Pela ação da enzima polimerase do DNA, esses nucleotídios ligam-se entre si, formando duas novas cadeias. Cada uma das cadeias de nucleotídios do DNA inicial serve de molde para a formação de uma nova cadeia e, dessa forma, cada molécula-filha de DNA conserva uma das cadeias da molécula-mãe e uma cadeia nova. Por isso, a reprodução do DNA é chamada de duplicação semiconservativa.
Podemos definir genes como sendo sequências de nucleotídios do DNA que contêm informações para a síntese de proteínas e determinação de características de um indivíduo; e, como a sequência de nucleotídios das moléculas-filhas de DNA são cópias exatas da sequência da molécula-mãe, as informações genéticas são transmitidas da célula-mãe para as células-filhas. Isso significa que todas as células de um organismo pluricelular contêm as mesmas informações genéticas, porque contêm a mesma sequência de genes. No caso da meiose em que as células filhas são gametas, a informação genética pode ser transmitida aos descendentes dos indivíduos, garantindo-se a transmissão das informações geração a geração e a manutenção das características próprias de cada espécie, ainda que certas mudanças possam ocorrer em virtude das mutações gênicas.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
ATIVIDADES:
1- Porque damos o nome de suplicação semi conservativa para a duplicação do DNA?
2- Qual a ligação da duplicação celular e a hereditariedade?
3- O que são cromossomos?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 10/08 a 14/08/2020. Podem ser entregues até: 14/08/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google Classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer os tipos de RNA e suas funções.Objetivos: Diferenciar os 3 tipos de RNA, e determinar suas funções e locais onde são encontrados.
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Características do RNA
RNA é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido. Por exemplo, o códon UUA determina o aminoácido leucina, o códon AUG define o aminoácido metionina e assim por diante.
O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.
O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomal, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada.
Essa imagem está bem simples, mas explica bem, a parte mais importante é a última, onde vocês podem ver a fita de RNA ribossômico, sendo lido pelo ribossomo e a proteína se formando.
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida.
O RNA transportador ele é o responsável por transportar os aminoácidos.
O RNA ribossômico faz parte da constituição de proteínas.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Nessa imagem vemos a proteína miosina carregar uma endorfina para dentro do córtex cerebral, o que produzirá a sensação de felicidade. A proteína é a parte alaranjada, já o hormônio endorfina, é a bola verde, segue o link para quem quiser assistir: https://youtu.be/y-uuk4Pr2i8
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Questões:
1- O RNA é um ácido nucleico, assim como o DNA. Entretanto, em sua estrutura, encontramos uma base nitrogenada exclusiva desse tipo de ácido nucleico. Marque a alternativa que indica o nome dessa base:
a) Timina.
b) Guanina. c) Uracila. d) Adenina. e) Citosina.
2- Sabemos que existem diferentes tipos de RNA. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o nome correto da classe de RNA que é responsável por codificar as proteínas e ter seus códons lidos na tradução.
a) RNA mensageiro.
b) RNA codificador. c) RNA transportador. d) RNA de códons. e) RNA ribossomal.
3- Sabemos que existem três tipos básicos de RNA. Observe cada uma das alternativas abaixo e indique aquela que apresenta a função do RNA transportador.
a) Codificar as proteínas.
b) Transportar a proteína pronta. c) Transportar um aminoácido. d) Formar os ribossomos. e) Transportar as unidades ribossomais.
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3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 10/08 a 14/08/2020. Podem ser entregues até: 14/08/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google Classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA. Objetivos: Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula, saber diferenciar DNA de RNA.
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
DNA x RNA
As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice. As cadeias principais estão localizadas na porção externa da hélice, já no interior são observadas as bases nitrogenadas que estão unidas por ligações de hidrogênio. As cadeias principais apresentam as direções 5’ → 3’ opostas, ou seja, uma cadeia está no sentido 5' → 3’, e a outra, no sentido 3' → 5’. Em razão dessa característica, dizemos que as fitas são antiparalelas.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
A união entre as bases nitrogenadas é que faz com que as duas cadeias fiquem unidas. Vale destacar que o pareamento ocorre entre bases complementares, sendo observada sempre a união de uma base pirimidina com uma base purina.
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
O pareamento entre as bases só acontece das seguintes formas:
Adenina é pareada apenas com timina;
Guanina é pareada sempre com citosina.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
Como as bases são combinadas de maneira específica, podemos concluir que, na dupla-hélice, uma cadeia sempre será complementar à outra. Sendo assim, se uma cadeia apresentar a sequência de bases 5'-ACCGTCCA-3', teremos como cadeia complementar a sequência 3'-TGGCAGGT- 5'. Podemos concluir, portanto, que a quantidade de A é a mesma de T e a quantidade de G é a mesma que C.
O modelo descrito acima para a molécula de DNA é a estrutura proposta por Watson e Crick, no ano de 1953. O modelo por eles proposto pode ser comparado a uma escada em caracol, em que as bases nitrogenadas formariam os degraus, e as cadeias de açúcar e fosfato formariam os corrimãos.
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
Função do DNA:
Armazenar e transmitir as informações genéticas.
Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
O DNA e o RNA são os dois tipos de ácidos nucleicos encontrados nos seres vivos. Apesar de ambos serem constituídos por subunidades de nucleotídeos ligados por ligações fosfodiéster, eles apresentam algumas diferenças básicas. Veja a seguir:
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
Diferenças entre DNA e RNA:
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose.
As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila.
O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
ATIVIDADES DA APOSTILA, BASTA RESPONDER NO CADERNO OU NA APOSTILA, NÃO PRECISA COPIAR!
1- Observe atentamente as duas imagens. Ao analisá-las, você percebe semelhanças e diferenças entre elas?
O que você pode dizer sobre a “aparência” de cada uma?
Existe um padrão nas ligações químicas entre os nucleotídeos?
Descreva em seu caderno as suas observações.
2- Após descrever suas observações pesquise, em seu livro didático de Biologia ou em sites específicos da área, os nomes dos componentes de um nucleotídeo e preencha a tabela:
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3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 03/08 a 07/08/2020. Podem ser entregues até: 07/08/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google Classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Identificar o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA.
Objetivos: Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
DNA – RECEITA DA VIDA E SEU CÓDIGO
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
DNA – onde pode ser encontrado? Leia com atenção o texto a seguir:
O ácido desoxirribonucleico (DNA), molécula responsável pela transmissão das características hereditárias, parece estar em toda parte. A estrutura do DNA – “dupla hélice” – se tornou um símbolo do Projeto Genoma, um trabalho conjunto realizado por cientistas de diversos países visando desvendar o código genético dos organismos (animais, vegetais, fungos, bactérias e vírus) através do seu mapeamento. Contudo, a imagem do DNA tem sido associada não apenas aos temas científicos pertinentes, tais como clonagem, identificação de genes envolvidos em doenças, testes de paternidade, alimentos transgênicos, etc., mas também aparece em vinhetas da TV, ilustrações de jornal e propagandas publicitárias como símbolo de autenticidade e eficácia.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice. Nos organismos eucarióticos (aqueles menos primitivos como seres humanos, plantas e fungos), o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Nos procariontes (bactérias), o DNA está localizado em uma região que não é delimitada por membrana, denominada de nucleoide.
Composição do DNA
O DNA é composto por nucleotídeos, os quais são compostos por três partes:
· Um carboidrato de cinco carbonos (pentose)
· Uma base nitrogenada
· Um ou mais grupos fosfato
No que diz respeito ao açúcar presente no DNA, é verificada a presença de uma desoxirribose. A desoxirribose é uma pentose que se diferencia da ribose por possuir uma hidroxila a menos que esse último açúcar.
1. Onde podemos encontrar moléculas de DNA?
2. Você entende que o DNA está presente em produtos que utilizamos no dia a dia? Quais? Dê exemplos.
3. Você acredita que a presença do “DNA de uma empresa ou produto” seria uma garantia de qualidade? Há fundamento científico nessa ideia? Comente
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2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 27/07 a 29/07/2020. Podem ser entregues até: 2/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp e classroom, porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Todas que foram utilizadas ao longo do bimestre. Objetivos: Recuperar os alunos em defasagem e revisar os conteúdos para os demais.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
Ao
longo do bimestre, tivemos várias aulas, com conteúdos diversos, seguindo
sempre o que nos era apresentado pelo CMSP, para que obtivéssemos uma
consonância entre o que estava sendo explicado lá, e o material que eu
disponibilizava a vocês. Todavia, muitos alunos, pelos mais diversos motivos
não conseguiram entregar nenhuma atividade, ou mesmo, entregaram apenas
algumas. A revisão abaixo valerá então da seguinte maneira:
Alunos que fizeram TUDO ao decorrer do bimestre: Se tiverem dúvidas
sobre algum tema, pode me chamar no whats ou classroom e esclarece-las, fazer
as questões abaixo é OPCIONAL, nenhuma nota será descontada ou acrescida,
pois se já fizeram tudo, a nota será a máxima.
Alunos que NÃO fizeram TODAS as atividades: Essa revisão abaixo,
terá valor máximo de 5 PONTOS. Vamos supor que a quantidade de atividades
feita por você, totalize 3 pontos, e você faça a revisão, 3+5=8, essa então será sua nota. Todavia,
se você já fez ALGUMAS atividades e acha que a nota é suficiente, o roteiro é
opcional, mas lembrando, quem não entregou tudo, eu aconselho a FAZER a
revisão.
Alunos que não entregaram nenhuma atividade: Fazer a revisão
abaixo é o que vai lhe garantir a nota mínima para aprovação, ou seja, se
fizer o roteiro (BEM FEITO), terá a nota 5,0 e com isso a chance de ir melhor
nos próximos bimestres.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM
ABAIXO:
Quais as
contribuições mais importantes de Mendel?
ATIVIDADE
INVESTIGATIVA Consulte e descreva em seu caderno o significado de
Gene; Genótipo; Cromossomos; Fenótipo.
Resuma, o que foi a
primeira lei de Mendel?
Faça um breve resumo
dizendo que que são características congênitas e adquiridas, a diferença
entre elas, e cite exemplos.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
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2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 20/07 a 24/07/2020. Podem ser entregues até: 24/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp e classroom, porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Interpretar dados apresentados em esquemas, tabelas e gráficos a partir de conhecimentos sistematizados sobre transmissão das características hereditárias. Objetivos: Compreender a variação biológica e a importância da seleção natural atuando em todos os indivíduos.
NÃO
PRECISA COPIAR, SÓMENTE RESPONDER NO CADERNO. MAS É ÓBVIO, IDENTIFIQUEM NO
CADERNO QUE É UMA ATIVIDADE DA APOSTILA!!! ;)
Atividade
do Caderno do aluno Pg 52 e 53. Pesquisar (livros
ou internet e responder, essa atividade vale pontos na média, portanto espero
que TODOS façam).
A Variação Biológica.
Em animais como coelhos da raça himalaia e
gatos siameses, tipicamente de locais frios, a temperatura do corpo
influencia a expressão do gene. As partes mais frias do corpo, como as
extremidades, são mais escuras que as demais.
- Justifique, pesquisando e utilizando
também seus conhecimentos sobre genética, a vantagem evolutiva para o fato
desses animais apresentarem mais pigmentos nas regiões mais frias do corpo.
2. Aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Leia a seguinte situação – problema:
Uma determinada espécie de ser vivo
não tem tolerância a baixas temperaturas. Sua reprodução é feita por fissão
binária (o corpo se divide dando origem a um novo ser), fazendo com que todos
da espécie sejam “clones” dos primeiros indivíduos que surgiram no planeta.
Mudanças climáticas naturais causadas por alterações na radiação solar e
movimentos orbitais da Terra, fizeram com que a temperatura média do planeta
ficasse muito baixa, trazendo tempos de muito frio.
1. O que vocês acham que aconteceu com a espécie de ser
vivo citada? Justifique,
2. Quais seriam os possíveis “caminhos naturais” para
evitar a morte desses seres?
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 13/07 a 17/07/2020. Podem ser entregues até: 17/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp e classroom, porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: 862 - Elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos e sobre herança, aplicando as ideias de Mendel. Objetivos: Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
COPIAR
APENAS O TÍTULO ABAIXO.
Composição genética de indivíduos e sobre
herança.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
A
herança ligada ao sexo refere-se aos genes localizados em cromossomos sexuais
que estão envolvidos na determinação de características.
Na espécie humana, o
cromossomo sexual masculino Y apresenta poucos genes. Já, o cromossomo sexual
feminino X possui grande quantidade de genes envolvidos na determinação de
várias características.
Os cromossomos XY
apresentam pequenas regiões homólogas em suas extremidades. Assim,
praticamente não há recombinação entre os seus genes.
Os genes localizados
no cromossomo X que têm alelo correspondente no cromossomo Y, seguem o padrão
da herança ligada ao sexo.
Assim,
a herança ligada ao sexo está restrita aos cromossomos sexuais X e Y.
Os tipos de herança ligada ao sexo são:
Herança
ligada ao cromossomo X;
Herança
restrita ao sexo;
Herança
influenciada pelo sexo.
Algumas doenças relacionadas ao cromossomo X
Daltonismo
ou cegueira a cores
O daltonismo é a incapacidade de distinguir
as cores vermelha e verde. Acomete 5% a 8% dos homens e 0,04% das mulheres. É
determinado por um gene recessivo ligado ao sexo, sendo representado pelo
alelo Xd . O alelo dominante XD condiciona a
visão normal.
Uma mulher só será daltônica se o seu pai for e se a mãe
for portadora do alelo recessivo.
Os homens afetados transmitem o gene a todas as suas
filhas, enquanto os filhos não são afetados.
Existe 50% de chance da mãe portadora passar o gene
afetado a um filho ou filha.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença hereditária em que há uma falha
no sistema de coagulação do sangue. Os acometidos pela doença apresentam
hemorragias abundantes, mesmo em pequenos ferimentos.
Essa anomalia é condicionada por um gene recessivo Xh ligado
ao sexo. O seu alelo dominante XH condiciona a normalidade.
A hemofilia é mais comum nos homens e rara entre as
mulheres.
Se um homem hemofílico tiver filhos com uma mulher sem
hemofilia (XH XH), os filhos não terão hemofilia.
Porém, as filhas serão portadoras do gene (XH Xh).
Herança
restrita ao sexo
Esse tipo de herança corresponde aos
poucos genes localizados no cromossomo Y, denominados de genes holândricos.
Esses genes são herdados de pai para filho.
Um exemplo de gene holândrico é o SRY, responsável pela
diferenciação dos testículos nos embriões de mamíferos.
Um exemplo de herança restrita ao sexo
é a hipertricose,
que se caracteriza pela presença de pelos grossos e longos nas orelhas
masculinas.
Herança
influenciada pelo sexo
Esse tipo de herança ocorre quando alguns genes
expressam-se em ambos os sexos, mas comportam-se de modo diferente em homens
e mulheres.
Um exemplo dessa herança é a calvície. O
gene que condiciona essa característica encontra-se em um alelo autossômico e
comporta-se como dominante no homem e recessivo nas mulheres.
Para a mulher ser calva é necessário que seja homozigota
recessiva. Enquanto, o homem precisa de apenas um alelo dominante.
Essa diferença de comportamento é devido ao ambiente
hormonal de cada indivíduo.
COPIAR
E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Atividade.
Escolha
um dos 3 temas abaixo:
Herança
ligada ao cromossomo X;
Herança
restrita ao sexo;
Herança
influenciada pelo sexo.
Pesquise
uma síndrome ou doença de 1 desses tipos de herança (Ligada, Restrita ou
Influenciada) e faça um resumo discorrendo sobre ela.
No resumo deve conter: Acomete homens e mulheres? Atinge qual sexo em maior quantidade? O que ela provoca? Há tratamentos disponíveis? Curiosidades.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2C
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 06/07 a 10/07/2020. Podem ser entregues até: 10/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp e classroom, porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética: Concepções pré-mendelianas e as lies de Mendel. Experimentos de Mendel. Objetivos: Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Características congênitas
e adquiridas
Os termos congênito e hereditário não
são sinônimos. Uma característica é congênita quando está presente no
indivíduo desde o nascimento, ou surge no primeiro mês de vida.
Uma malformação congênita é
definida como qualquer defeito na constituição de algum tecido, órgão ou
conjunto de órgãos, que determine uma anomalia morfológica (na forma)
estrutural presente no nascimento por causa genética, ambiental ou mista.
Como exemplo de alteração congênita
genética, podemos citar o pé torto congênito e a síndrome de Down, ambos
causados por alterações no material genético. Entre os fatores ambientais,
pode-se considerar: o uso de medicamentos, como o caso da talidomida, que
leva a defeitos e/ou ausência nas extremidades; infecções virais, como
infecção materna pelo vírus da rubéola durante o primeiro trimestre de
gestação, causando alterações de audição nas crianças; a exposição à radiação
ionizante que leva a danos no DNA do feto. A maioria dos defeitos congênitos
se deve, provavelmente, à interação de fatores genéticos e ambientais.
Nem todas as anomalias genéticas são
congênitas como, por exemplo, a coreia de Huntington, cuja manifestação
fenotípica é tardia, apesar de o gene responsável estar presente no
nascimento; essa doença causa uma demência progressiva típica dos 50 anos,
com comprometimentos neurológico e mental severos, é de herança autossômica
dominante e o gene responsável se localiza no cromossomo 4.
Uma característica
adquirida consiste em qualquer modificação que ocorra por causas
ambientais. Uma doença genética é causada por alterações no DNA e ela não
precisa necessariamente ser herdada. Ela pode ser decorrente de uma mutação
nova naquele indivíduo e pode não ser transmitida, se o portador da doença
não se reproduzir. Outro exemplo é o ganho de músculos quando a pessoa faz
constante malhação. Isso se torna uma característica adquirida e não quer
dizer que será passada para as próximas gerações.
ATIVIDADE:
Faça
um breve resumo dizendo que que são características congênitas e adquiridas,
a diferença entre elas, e cite exemplos.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
2B https://classroom.google.com/u/1/c/MTM2OTYxNTA1MjE3/a/MTI4MTQ4MTMwODk4/details
2C https://classroom.google.com/u/1/c/MTM2OTYxNTc4ODUz/a/MTI4MTQ4MTMwOTE4/details
2D https://classroom.google.com/u/1/c/MTM2OTYxNTc5MDUz/a/MTI4MTQ4MTMwOTYw/details
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 2°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 22/06 a 26/06/2020. Podem ser entregues até: 26/06/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Quando utilizar caderno do aluno, apenas copiar as perguntas e responder; quando não for do caderno do aluno, copiar tudo e responder. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp e classroom, porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética: Concepções pré-mendelianas e as lies de Mendel. Experimentos de Mendel. Objetivos: Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.
COPIAR NO CADERNO.
Na aula
anterior falamos dos genes e que as misturas deles (do pai e da mãe) faz com
que surjam nossas características, essa mistura como foi dito é ao acaso,
porém para que essas características se manifestem, elas seguem alguns
padrões.
Primeiro vamos esclarecer algumas coisas. 1- Genótipo: composição genética de um indivíduo, mais frequentemente us. a respeito de um gene ou grupo de genes.
2- Fenótipo:
manifestação visível ou
detectável de um genótipo.
Então, nosso GENÓTIPO, é o conjunto de genes,
que herdamos dos nossos pais, esses por sua vez herdaram dos pais deles e
assim por diante. Neles estão todas as informações genéticas, por exemplo: Seu
pai é loiro bem claro e cabelo muito liso, já sua mãe tem o cabelo castanho
bem escuro e crespo. No seu genótipo, terá informação genética tanto de um
quanto de outro, ou seja, tanto do pai, quanto da mãe. Mas você não será ao
mesmo tempo Loiro, Moreno, com cabelo liso e crespo; é ai então que entra o
FENÓTIPO, esse por sua vez, simboliza a manifestação genética visível, isto
é, alguns desses genes que você tem, vão se manifestar, outro só ficarão lá
no seu genótipo. Suponhamos que para cor de cabelo, o gene que se manifeste
em você é o do castanho, logo você terá cabelo castanho (fenótipo de cabelo
castanho), já para o tipo o gene que se manifestou foi o do cabelo liso
(fenótipo para cabelo liso), então seu cabelo será castanho e liso. Embora
você tenha também os genes para cabelo loiro e crespo, mas eles estão
“adormecidos” no seu genótipo.
Para a
gente conseguir determinar, como serão as características, utilizamos um
quadro, chamado quadro de Punnett.
Tudo em nosso corpo, é formado por pares de genes, quando temos genes dominantes representamos com letras maiúsculas (RR), já os recessivos por letras minúsculas (rr).
Pessoal,
mandarei a outra parte dessa aula, amanhã após nossa aula no centro de
mídias, pois tentarei explicar da forma mais clara o que será falado lá, por
enquanto copiem esses conceitos que passei
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