ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ROTEIRO DE ATIVIDADE PASSO A PASSO E ATIVDADE: 1º passo: Você deverá realizar as atividades no Caderno e no CA . 2º passo: Organize o tempo que levará para realizar as atividades. Faça a divisão HABILIDADES PROPOSTAS disponíveis. O importante é não deixar acumular;
![]() DESENHE O SEU CAMINHO SAÍDA (O CAMINHO ADIANTE COM AS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS). CHEGADA (BAU DOS SONHOS E O PROJETO DE VIDA) BONS ESTUDOS PRAZO DE ENTREGA 30/11/2020 ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Objetivo: Identificar os principais acontecimentos que
marcaram a vida durante a elaboração do Projeto de Vida como forma de
significar a própria trajetória na realização do sonho. ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA E O CADERNO DO
ESTUDANTE 4 PÁGINA 25 Á 27 . PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA A ATIVIDADE LEIA COM
ATENÇÃO A ATIVIDADE QUE CONSTA NA CADERNO DO ESTUDANTE Atividade 1: “Recordar é viver!”- disponível no
Caderno do Estudante p. 26 ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU
CLASSROOM. WHATSAPP 997310480 . TIRAR FOTO
E ENVIAR. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGAR 16/11
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Objetivo: Ampliar os conhecimentos
sobre o mundo trabalho e as profissões, partindo das percepções geradas pela
influência da família e/ou das pessoas do convívio. ATIVIDADE REFERENTA A AULA DO
CENTRO DE MÍDIA 28/10 E O CADERNO DO ALUNO 4 BIMESTRE SITUAÇÃO APRENDIZAGEM 1
PÁGINA 23 Á 25. RESPONDA EM SEU CADERNO DO
ALUNO. - Atividade 1”Sobre os membros da sua
família” - Caderno do Estudante p. 24. a) Quantos anos os membros da sua
família tinham quando iniciaram uma profissão? b) Sempre trabalharam na mesma área da
profissão escolhida ou mudaram ao longo do tempo? c) O que eles pensam sobre o que fazem? d) Eles se sentem realizados com a
profissão? Por quê? e) Se pudessem, mudariam de profissão? Por quê?OBS:
ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU
CLASSROOM. WHATSAPP 997310480 . TIRAR FOTO
E ENVIAR. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGAR 09/11
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Diversidade significa variedade, pluralidade
diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo o que é diverso, que
tem multiplicidade. Falar diversidade é apresentar multiplos aspectos de uma
mesma realidade que expressa a vida humana em termos naturais, biologicos e
sociais. Fale-se, por exemplo, em diversidade cultural, diversidade
biológica, diversidade ambiental, diversidade sexual, diversidade etnica, linguistica,
religiosa, etc. (...) A noção de diversidade está presente no
Estatuto da Juventude, no Capitulo II, intitulado “Dos direitos dos jovens”,
na Seção IV. A Seção “Do direito á diversidade e á igualdade” é composta por
dois artigos, como se observa a seguir: Art. 17 - O jovem tem direito á diversidade
e á igualdade de direitos e oportunidades e não será discriminado por motivo
de de^: I - etnia, reça, cor de pele, cultura, origem, idade e sexo; II-
orientação sexual, idioma ou religião; III - opinião, deficiência e condição
social e economica. Já o Artigo 18 é dedicado á ” Ação do poder publico”, na
eletivação de direito á desigualdade, seus itens contemplam medidas
relacionadas com: I)
programas governamentais que garantam o direito fundamentais aos jovens de
todas as raças e etnias. II) capacitação dos professores do ensino
médio e fundamenrtal para aplicação de diretrizes curriculares nacionais no
que refere a todas as formas de discriminação. III) inclusão
dos temas da diversidade na formação dos profissionais de educação, de
saúde , de segurança pública e entre os operadores do direito; IV) observância das diretrizes curriculares
para educação indigenas; V)inclusão nos conteúdos curriculares de
informação sobre discriminação e direitos na sociedade brasileira; VI) inclusão nos conteúdos curriculares de
temas relacionado a sexualidade, respeitando a diversidade de valores e
crenças(...)
ATIVIDADE O JOVEM TEM DIREITO Á DIVERSIDADE E Á DIVERSIDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES E NÃO SERÁ
DISCRIMINADO POR MOTIVO DE : I - ETNIA,RAÇA,COR DA
PELE,CULTURA,ORIGEM,IDADE; II- OPINIÃO,DEFICIÊNCIA E CONDIÇÃO SOCIAL E
ECONÔMICA.
ESCOLHA UM DOS TEMAS CITADOS ACIMA E FAÇA
UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O TEMA ESCOLHIDO.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 02/11/2020
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
DAQUI PARA FRENTE O QUE EU
QUERO PARA O MEU FUTURO? Desde criança, temos vários sonhos e planos
para nosso futuro. Ter um objetivo na vida, saber onde queremos chegar,é o que
nos motiva a lutar e a superar as dificuldades e desafios que surgirão em nosso
caminho. Nossos objetivos e nossos sonhos serão alvos a serem atingidos por
nós! Muitas vezes, também temos dúvidas e questionamentos que devem ser
respondidos por nós: - Qual a carreira que quero
seguir? - O que eu quero ser? - Onde quero chegar? - Como irei concretizar meus sonhos?
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com
OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA
ATIVIDADE.
ENTREGA26/10 |
ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADE REFERENTE CADERNO DO
ALUNO PÁGINAS 149 E 150 E A AULA DO CENTRO DE MIDIA 30/09 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 EU VOU
CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR! Competências socioemocionais: Otimismo e
determinação. Na atividade anterior, você refletiu sobre as suas escolhas e
decisões e como elas até agora fizeram sentido para o seu Projeto de Vida.
Pensar sobre isso exigiu de você relacionar tudo o que já lhe aconteceu à convicção
de que está no caminho certo e no controle do próprio destino! Você deve
estar se perguntando: “Como assim? Controle do destino? Isso é possível?”. Só
você saberá o quanto! A verdade é que, em grande parte, é possível prever de
alguma forma o seu futuro! Talvez seja necessário lembrá-lo, pois você fez
isso ao definir a visão, missão, objetivos e metas do seu Projeto de Vid,a e
isso não há como negar: é ver algo realizado do jeito que você planejou a
longo prazo ou seja, ter em suas mãos o seu futuro ou o seu destino! Contudo,
existe um segredo nesse processo todo, que é o seu otimismo diante do que se
descortinou na sua vida até agora, pois ele faz você seguir em frente, tomar
decisões em nome de um “vir a ser”, na esperança de algo melhor no futuro. É
o entusiasmo que diz para você envolverse ativamente com a vida e com outras
pessoas de uma força positiva, alegre e afirmativa! É, portanto, o que faz
você acreditar em si mesmo(a), na intencionalidade positiva das suas
decisões, mesmo que, de vez em quando, algo dê errado e você não saiba o que
fazer. É sobre isso que essa atividade irá tratar Atividade: Posso dizer que já deu certo! 1. Realize uma leitura
do artigo Os segredos do pensamento positivo disponibilizado por seu
professor. O artigo aborda o otimismo e entusiasmo por um prisma científico e
ressalta que, além do pensamento positivo, é preciso agir sobre o mundo, para
que os sonhos se concretizem. Portanto, a partir desse texto espera-se que os
estudantes reflitam a respeito do entusiasmo para a realização de seus
sonhos. Assim, o professor pode perguntar se alguém costuma se valer de algum
pensamento positivo para alcançar o seu sonho e , o que isso significa para
eles. Será que concordam que ser entusiasmado é querer mudar ou evitar algo
pior? Querer e desejar o que depende de si? O que eles acham das pessoas que
são bastante otimistas? Acreditam que o pensamento positivo é benéfico? E o
que custa ser entusiasmado? Essas são algumas questões que devem ser mediadas
pelo professor nas discussões do artigo com os estudantes. Para Saber MAIS Definição de otimismo segundo o dicionário Houaiss:
“disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução
favorável, mesmo nas situações mais difíceis”. Definição de entusiasmo:
Significa envolver-se ativamente com a vida e com outras pessoas e a fazê-lo
de uma forma positiva, alegre e afirmativa — sentir "gosto pela
vida." Quando somos entusiasmados, encaramos nossas tarefas diárias com
alegria e interesse. Entusiasmo nos permite apreciar o que fazemos e mostrar
nossa paixão ao outro. Simplificando, o entusiasmo é ter uma atitude
positiva: encarar o dia-a-dia com alegria, energia e emoção. Os estudantes devem criar um gráfico
genealógico ou um mapa com um acontecimento positivo da sua vida, conforme
orientações e imagem que seguem no Caderno do Estudante, na questão Nº 2, da
Atividade: Posso dizer que já deu certo! Após a identificação do
acontecimento, é preciso que eles reflitam sobre as ações que levaram ao
acontecimento, haja vista que é possível perceber uma relação entre o
entusiasmo e a determinação para o alcance de objetivos do Projeto de Vida.
Em outras palavras, ao desenvolver a determinação e o entusiasmo, espera-se
que o estudante alcance as metas escolhidas por ele em seu Projeto de Vida,
pois a determinação o auxiliará no percurso, na motivação de continuar
trabalhando independente dos obstáculos e o entusiasmo irá fazer com que ele
olhe para a vida de forma afirmativa, cumpra suas tarefas com paixão e de
forma alegre. Entretanto, cabe ressaltar, que outros fatores também estão
envolvidos para que os estudantes alcancem os seus objetivos. Abaixo, seguem
algumas questões que podem ajudar os estudantes nas reflexões: ● Quais as ações que acreditam que
levaram ao acontecimento positivo? ● Qual foi o papel do pensamento positivo
para que tal acontecimento se sucedesse? ● Qual o papel do entusiasmo para os
acontecimentos positivos?
● Qual o papel da determinação para os
acontecimentos positivos? Ao final, o professor deve abrir espaço para os
estudantes, que se sentirem à vontade, falarem de seu acontecimento positivo,
relatando as emoções e sentimentos despertados por ele, assim como as
habilidades e competências que acreditam ter que favoreceram ao
acontecimento. Orientações para a criação do mapa do acontecimento positivo:
- Na circunferência central da imagem, você deve colocar um acontecimento
positivo da sua vida. - Nas três circunferências que estão destacadas acima e
abaixo da circunferência central, você deve descrever o que mudou na sua vida
depois de tal acontecimento positivo, ou seja, os desdobramentos do ocorrido.
Nas circunferências pontilhadas, você deve pontuar as suas principais ações,
que você acredita que devem ter favorecido para que o acontecimento positivo
ocorresse.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 19/10
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Objetivo: Pensar
em como a cidadania se pauta na relação da vida cotidiana.
TEXTO:
Cidadania e Projetos de Vida
Questão 1) Analise o texto
para responder às questões a seguir:
a) O que é
Cidadania? ![]() b) O que é um cidadão? ![]()
c) O que é um cidadão
consciente?
Questão 2) Ao fazer uma leitura do infográfico abaixo, pense e responda: Quantos e quais mandamentos você está conseguindo “obedecer”? Descreva. OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA
TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM
NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 05/10
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA 16/09 PARA QUEM NÃO ASSISTIU A AULA NO CMSP OU PARA QUEM QUER ASSISTIR NOVAMENTE SEGUE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=NHtMmfrbP-4&t=224s RESPONDA O QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO NO CMSP ATÉ O DIA 23/09/2020 OBJETIVO: ENSINAR E ORIENTAR A CONHECER AS RUBRÍCAS NO SISTEMAS AUTOAVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAIS ![]()
AGORA É A SUA VEZ ! ACESSE O SISTEMA DA FORMA APRESENTADA E PREENCHA SUA AUTOAVALIAÇÃO. ATENÇÃO!! AO PREENCHER, REGISTRE A COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM QUE FICOU NO MAIOR E NO MENOR DEGRAU. O REGISTRO PODERÁ SER FEITO NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS,UMA FOTO OU PRINTE DA TELA, PRAZO PARA O PREENCHIMENTO DAS RUBRÍCAS MUITO IMPORTANTE! O PREENCHIMENTO DA “AUTOAVALIAÇÃO SOCIEMOCIONAIS” DEVERÁ ACONTECER ENTRE 16 E 23 DE SETEMBRO. OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 28/09
|
ATIVIDADE REFERENTE :Situação de Aprendizagem 2 NOSSAS
ESCOLHAS ESTÃO NA BALANÇA APOSTILA DO ALUNO 3 PÁGINA146 Á 148 E A AULA DO CENTRO DE MÍDIA 09/09.
Objetivo:
Refletir sobre os desafios enfrentados nas escolhas e decisões tomadas para a
consecução do Projeto de Vida.
Competências socioemocionais em foco:
Organização, respeito e determinação
Dando continuidade ao processo avaliativo
dos seus passos na direção do seu sonho, iniciado na atividade anterior, você
irá refletir agora sobre os desafios enfrentados nas escolhas e decisões que
tomou para a efetivação do seu Plano de Ação até hoje.
Siga em frente!
1. Das escolhas e decisões do seu
Projeto de Vida, é certo que você saiba o quanto cada uma delas lhe custou.
Assim como deve estar na memória aquelas em que você foi mais bem sucedido(a)
e vitorioso(a) ao que se propunha fazer. E, acima de tudo, você deve ter
aprendido o real significado sobre: “As escolhas e decisões regulam o seu
caminhar para a realização do seu sonho!”. Considerando isso, diante das
situações que você já vivenciou, Responda no seu Diário de Práticas e
Vivências:
a. Ao longo da sua trajetória, quais
foram as escolhas e decisões que você julga mais acertadas do seu Projeto de
Vida?
b. Após tudo o que você passou para
implementar o Plano de Ação do seu Projeto de Vida, houve algum momento em
que você postergou, ou seja, demorou para decidir (ou quase deixou para trás)
uma decisão difícil, ou achou que deveria ter decidido com mais agilidade? O
que foi? Você sabe explicar as consequências disso?
c. Das decisões do seu Projeto de Vida,
existe algo que prevaleceu em todas elas? O que foi?
d. Olhando para onde você se encontra no
Plano de Ação do seu Projeto de Vida, existe alguma habilidade ou
conhecimento que você precisa adquirir para seguir avançando em direção à
realização do seu sonho? O quê? Que competências você vem desenvolvendo na
escola e que acredita que precisará praticar no longo caminho que irá
percorrer para realizar seus sonhos futuros
LEIA O
TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES REFERENTE AO TEXTO:
Fazer escolhas e se preparar para o
futuro Na hora de fazer escolhas e bater o martelo para uma decisão, é comum
se deparar com diferentes opções. Essa dificuldade em eleger o caminho
correto, aquele que parece mais proveitoso, ou ainda, aquele que apresenta
menos riscos, é algo que se enfrenta o tempo todo, pois isso está presente no
cotidiano da vida de qualquer pessoa. Por exemplo: quem nunca se perguntou
várias vezes sobre o que fazer para ganhar mais tempo livre? Sobre qual é a
melhor forma de abordar alguém para tratar de um assunto delicado ou para
pedir desculpas a alguém? Ou seja, o tempo todo existem escolhas a fazer e o
que muda é a complexidade delas, pois existem umas que implicam mais decisões
difíceis. Sobre isso, pense em alguma escolha complexa que você já teve que
fazer ao longo do seu Projeto de Vida e pontue, no seu Diário de Práticas e
Vivências, os principais dilemas que você vivenciou diante da decisão que
tomou, conforme o que se pede na planilha que segue abaixo:
1. Qual foi a escolha mais complexa
que você já teve que fazer no seu Projeto de Vida?
2. Quais foram os dilemas que você vivenciou
antes de tomar a sua decisão?
3. Atualmente, como você se sente em relação
à escolha e à decisão que tomou?
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA 21/09
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
AULA REFERENTE A APOSTILA DO ALUNO 3º BIMESTRE PAGINA 145 E 146 AULA
CENTRO DE MÍDIA 02/09
Objetivo: Refletir acerca dos passos
dados para o alcance das metas e expectativas do Projeto de Vida
Abaixo, seguem alguns pontos para
mediação
● Como estão se sentido em relação ao
foco das suas ações na aplicação do Plano de Ação do seu Projeto de Vida?
Acreditam que estão atingindo os seus objetivos? Pensem sobre isso.
● Dos desafios que conseguiram
superar, o que foi mais importante para que vocês não desistirem dos seus
objetivos? Pensem como conseguiram superá-los
. ● Durante esse período das aulas de
Projeto de Vida, foi necessário aprender algo novo para não perder o foco do
seu Projeto de Vida? Pensem sobre isso. Descobriram habilidades em si que
antes desconheciam? Pensem quais foram.
● Ao visualizar o Plano de Ação do seu
Projeto de Vida, quais são os desafios que você acredita que ainda terá que
enfrentar?
● Das pessoas que você buscou apoio para a
consecução do seu Projeto de Vida, PROJETO DE VIDA 2 VERSÃO PRELIMINAR como
elas se fizeram presentes na sua vida? Pensem como elas têm lhes auxiliado
nas etapas do seu Plano.
ATIVIDADE: DE VOLTA AO PLANO!
Respondam em seus Diários de Práticas
e Vivências, as questões da Atividade: De volta ao Plano! (p. 145 E 146),
conforme descrição no Caderno do Estudante:
1. Conforme você vem aprendendo nas
aulas de Projeto de Vida (PV), a organização é imprescindível não apenas para
você aprender algo novo, mas para movimentar o que é preciso para atingir aos
seus objetivos. Dessa forma, a organização das informações de seu Projeto de
Vida, por meio de um Plano de Ação, deve ter possibilitado grandes
descobertas sobre si mesmo e avanços em direção à realização de seu sonho.
Sobre isso, responda:
a) Houve mudanças importantes no foco
de seu Projeto de Vida? Quais? Por exemplo: Você mudou de sonho e/ou mudou as
prioridades no alcance dos objetivos de seu Plano de Ação? Escreva sobre isso
no seu Diário de Práticas e Vivências.
b) Descreva, também, quais foram os
seus avanços no alcance das suas metas e o que é preciso agora para alcançar
os objetivos que ainda faltam.
c) Quais as metas foram mais fáceis de serem
alcançadas em seu Plano de Ação? O que você acredita que possibilitou a sua
realização?
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA
|
PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
LEIA
O TRECHO ABAIXO E REFLITA:
Você já parou para pensar o que
um simples canudo plástico pode gerar para a vida marinha de
nosso planeta? Será que nós,
damos a devida importância à vida de outras espécies? Pois é, são
questionamentos profundos,
afinal não há como entender a importância da temática sem uma
boa reflexão.
Outro ponto de destaque é sobre
a água. Você já pensou na quantidade de água que gastamos
diariamente e até quando o
planeta terá água potável para suprir toda essa demanda? Controlar
o consumo de água é uma medida
sustentável, além de proporcionar uma economia no
orçamento da sua família.
Atividade 1.
Sabendo da importância de ter um
mundo mais sustentável, quais ações você pode adotar para
contribuir? Quais hábitos podem
ser mudados para termos um planeta sustentável?
Pensem em pelo menos 3 ações que
poderiam ser implementadas desde já na escola e na sua
casa.
Seja protagonista da sua
história, pequenas atitudes mudam o mundo!
As questões que seguem abaixo, é
para que possam investigar melhor a temática e responder .
a) O que você entende por
consumo consciente?
___________________________________________________________________________
b) Como o consumo consciente
pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o
mundo?
____________________________________________________________________________
c) Você conhece algum projeto
social que trabalhe com a temática de sustentabilidade ou
consumo consciente? Quais ações
são desenvolvidas? Elas são sustentáveis e Caso não
conheça, faça uma pesquisa na
internet e descubra pelo menos uma!
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480
SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE
ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Faça
uma dissertação sobre seu Projeto de Vida, no seu diário de prática e
vivência constando o que pretende fazer ao terminar o ensino médio, qual
faculdade pretende fazer ou curso técnico, ou se vai trabalhar e em qual área
deseja trabalhar. Pode constar também a profissão que deseja seguir; Esta
dissertação tem que possuir no mínimo 8 linhasOBS ENTREGA VIA
EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM, WHATSAPP 997310480
SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
DATA DA ENTREGA 22/08/2020
|
texto: Cidadania
A “cidadania”
designa,de modo geral tudo aquilo que tange de direitos e deveres de um povo
num território.
A cidadania é
a expressão máxima do direito, pois este existe para os cidadãos. Este
atributos, de toda forma, são direitos cívis,direitos públicos e direitos
sociais.
Contudo,cidadania
também significa obedecer as leis e as normas nas quais se baseiam os
direitos dos cidadãos.
Etimologicamente
,a palavra “cidadania” vem do latim”civitas”, que significa cidade. Portanto,
os cidadãos ou civis, possuem os direitos civis ,politicos e sociais emanam
da nação.
É importante
notar que a cidadania é um processo contínuo e em constante transformação(quase
sempre comultativas).
Fica claro o
fato de a nacionalidade ser um pressuposto da cidadania. Atualmente, esta
também identificar se com a maioria, pois esta fundamentada no processo
educativo que forma cidadão, tornando-o apto a cidadania.
Desse modo, aqueles
que muito jovens e, mutas vezes os estrangeiros, não estão preparado para o
exercício da cidadania num determinado território ou cultura.
Por estar
intrensicantemente ligada a noção de direitos, a cidadania pressupõe, em
contrapartida, deveres, ou seja, para que tenhamos o direito á saude,
educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer , temos o direito de
cumprir as leis, eleger o governante e pagar impostos.
Podemos ainda
classificar os direitos do cidadão(tT.H.Marsall,1950) como sendo de natureza
civil, ou seja, aqueles inerentes a liberdade individual, liberdade de
expressão e de pensamento; o direito á propriedade e a justiça.
Existe
aqueles de natureza política, com o direito de participação do exercício do
poder político elegendo e sendo eleito. Por fim, os direitos de caráter
social, com o bem -estar econõmico e social..
De modo
ideal, a cidadania seria o exercício pleno dos direitos políticos,civis e
sociais numa completa liberdade
participativa, posto que a cidadania não acorde com individualismo ou a
passividade.
RESPONDA:
1 DE ACORDO
COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS REGRAS BÁSICAS PARA A CIDADANIA?
2 QUAL O
SIGNIFICADO DA PALAVRA CIDADANIA? CITE EXEMPLO DE CIDADANIA E COMENTE COMO
DEVEMOS EXERCÊ-LA?
3 DE ACORDO
COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA QUEM SEMPRE DIZ A VERDADE?
OBS ENTREGA VIA
EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480
SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE
ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
NESSA ATIVIDADE SERÁ TRABALHADO AS 8 COMPETÊNCIAS SOCIEMOCIONAIS:SÃO ELAS:
CURIOSIDADE DE APRENDER, DETERMINAÇÃO, FOCO, IMAGINAÇÃO CRIATIVA,
INICIATIVA SOCIAL, ORGANIZAÇÃO, PERSISTÊNCIA E RESPONSABILIDADE,
ESSAS COMPETÊNCIAS NOS AJUDAM A APRENDER A SUPERAR OBSTÁCULOS NO DIA A DIA E A NÃO DESISTIR DIANTE DO PRIMEIRO PROBLEMA. OBSERVE AS POSTAGEM A SEGUIR E REFLITA SOBRE AS FIGURAS E RESPONDE O QUESTIONARIO A SEGUIR.
AGORA QUE VOCÊ JA SABE O QUE É COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E QUAIS SÃO ELAS, RESPONDA AS QUESTÕES.
1 - DIANTE DESSA PANDEMIA QUE MUDOU A VIDA DE TODO MUNDO, QUAL FOI O MAIOE DESAFIO QUE VOCÊ ENFRENTOU NOS ÚLTIMOS MESES?
2 - PENSE E ANOTE UMA OU DUAS COMPETÊNCIS SOCIOEMOCIONAIS, QUE AJUDOU VOCÊ A SUPERAR ESSE GRANDE DESAFIO OU PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
3 - REGISTRE COM ESSA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL FOI ACIONADA E DÊ
EXEMPLO DAS AÇÕES EM QUE PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
O REGISTRO PODERÁ SE FEITO EM TEXTO , ÁUDIO,VÍDEO,DESENHO, FOTO, DIÁRIO DE PRÁTICA E VIVÊNCIAS
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
|
OLÁ,
PESSOAL !!! COMO VOCÊS ESTÃO? ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM!
ESTOU ENVIANDO ESSA SEMANA ATIVIDADE DE ESTUDOS INTENSIVOS. É
NECESSÁRIO ESFORÇO E DEDICAÇÃO. LEMBRE-SE QUE ATRAVÉS DESSAS ATIVIDADES VOCÊS
RECEBERÃO FREQUÊNCIA E NOTAS. ALGUNS ALUNOS NÃO ESTÃO ME ENTREGANDO AS
ATIVIDADES E ESTÃO FICANDO SEM NOTAS E PRESENÇA. ENTÃO GOSTARIA QUE TODOS QUE
NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS ATIVIDADES , SEGUEM
AS SEMANAS 8/06 á 12/06: VALORES
PESSOAIS , 15/06 á 19/06 componentes curriculares 22/06
á 26/06 SOBRE OS COMPONENTES
CURRICULARES, 29/06 á 03/07 APOSTILA DO
ALUNO 2 PÁGINAS 152 06/07 á 10/07 REPRESENTAÇÃO VISUAL ,13/07 á 17/07
APOSTILA DO ALUNO 2 PÁGINAS 153-154 SITUAÇÃO APRENDIZAGEM 3 , 20/07 á 24/07 APOSTILA DO ALUNO 2
PÁGINA 158
Para os alunos que não me entregaram . por favor entregar até 03/08
para fechamento de bimestre. OLHE EM CADA SEMANA DAS ATIVIDADES QUE ESTARA
EXPLICANDO O QUE TEM QUE SER FEITO.
OS ALUNOS
QUE NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS ATIVIDADES , SEGUEM AS SEMANAS DAS
ATIVIDADES. COLOQUEM EM DIA, ENVIAR ATÉ QUARTA FEIRA PARA FECHAMENTO DE
BIMESTRE E OS ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES QUE FOI SOLICITADAS, EU
PROPONHO, QUE OS MESMOS, POSSAM REFAZER / REVALIAR, AS ATIVIDADES QUE AINDA
HAJA DÚVIDAS.
OBS: ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com
OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE AS
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
|
ATIVIDADE REFERENTE A AULA 15/07 E O
CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 PÁG 158
ATIVIDADE 1: fechem os olhos e vizualize o
lugar onde você vive(casa,bairro,cidade ou pais) e imagine como seria esse
lugar numa fotografia de cartão postal.
Descreva em palavras como seria esse lugar
conforme o que esta pedindo a Situação de Aprendizagem 6: Imagem e vida, no
Caderno do Estudante (página 158).
ATIVIDADE 2:
Mão a obra, chegou o momento de você elaborar o seu
cartão postal. se você não tem celular para fazer a foto, não
tem problema! Lembre-se de que alguns cartões postais no séculos xixeram
desenhados. Portanto ,use sua criatividade! Use um papel sufite ,canetinhas
ou lápis de cor.
Você pode fazê-lo para você mesmo com recadinho
para ler no futuro ou prenchê-lo com mensagens e depois entregá-lo a alguém.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com
OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ATIVIDADE DA APOSTILA DO ALUNO 2 PÁGINAS 153-154
SITUAÇÃO APRENDIZAGEM 3: “ JUNTOS É MELHOR.”
1 ESCOLHA UM CONTEÚDO DE UMA
DAS DISCIPLINAS CURRICULARES PARA ESTUDAR NA QUAL VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE.
ex matemática:proporcionalidade.
2 REGISTRE NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS OU NO CADERNO DE
CLASSE.
a) O QUE VOCÊ CONSEGUIU APRENDER COM O QUE TINHA MAIS DIFICULDADE?
b) QUAIS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO?
c) QUAIS AS VANTAGENS QUE VOCÊ IDENTIFICA NA FORMA DE ESTUDO
UTILIZADA NESTA AULA?
d) O QUE VOCÊ PENSA SOBRE:
. DAR É MELHOR QUE RECEBER.
. DIVIDIR O QUE SE SABE IMPLICA EM TER CONSIDERAÇÕES COM OS DEMAIS E
AMPLIAR OS HORIZONTES SOBRE O MUNDO
e) VOC~E SE CONSIDERA UMA PESSOA CAPAZ DE COMPARTILHAR
APRENDIZADO?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOMWHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
|
ATIVIDADE SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
REPRESENTAÇÃO VISUAL REFERENTE A APOSTILA DO ALUNO 2 BIMESTRE
PÁGINA153
REFLITA E RESPONDE AS 5
QUESTÕES:
OBS: ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM.
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E
DATA DA ATIVIDADE
|
APOSTILA DO ALUNO VOLUME 2 PÁGINA 152
RESPONDA QUESTÃO 1,2 E3 DA SITUAÇÃO
APRENDIZAGEM 1: LUGAR PREFERIDO.
OBS; ENTREGA ATIVIDADE VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com
OU CLASSROOM
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ELABORE SEU ROTEIRO DE ESTUDOS
OBS ATIVIDADE REFERENTE AULA
CENTRO DE MIDIA E DA PÁGINA 153 E 154 DA APOSTILA DO ALUNO 2 BIMESTRE
RESPONDER O LINK ABAIXO |